Negociação de cessar-fogo em Gaza ocorrerá “nos próximos dias, diz autoridade
Segundo o gabinete do primeiro-ministro de Israel o objetivo dos encontros é a “tentativa contínua de avançar com um acordo"
David Barnea, chefe do serviço de inteligência israelense Mossad, retornou a Israel após se reunir com o diretor da CIA, Bill Burns, e o primeiro-ministro do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, em Doha, disse o gabinete do primeiro-ministro israelense (PMO) em um comunicado nesta segunda-feira (28).
As partes em Doha discutiram principalmente “um novo esboço unificado” para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza, combinando “propostas anteriores” e incorporando as “principais questões e desenvolvimentos recentes na região”, informou o comunicado.
Mais conversas estão programadas para acontecer “nos próximos dias” entre mediadores e o Hamas, centradas em examinar a “viabilidade” de conversas formais e a “tentativa contínua de avançar com um acordo”, acrescentou a declaração do gabinete.
Um diplomata familiarizado com o assunto disse à CNN que os termos do possível acordo não estão de forma alguma “totalmente prontos” e ainda não foram discutidos formalmente com o Hamas.
Ainda nesta segunda o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que Israel não recebeu uma proposta que incluísse a libertação de quatro reféns em troca de um cessar-fogo de 48 horas na Faixa de Gaza.
“Se tal proposta fosse feita, o primeiro-ministro a aceitaria na hora”, afirmou o gabinete de Netanyahu.
*Com informações da Reuters