Navio sai de Mariupol rumo à Rússia pela 1ª vez desde que Moscou tomou a cidade
Embarcação RM-3 transportando toneladas de chapas laminadas a quente segue para Rostov, no Oeste da Rússia
Um navio deixou o porto de Mariupol, no Sul da Ucrânia, o primeiro a partir desde que a Rússia tomou a cidade, de acordo com o líder da autoproclamada República Popular de Donetsk, que falava em nome das autoridades russas.
A embarcação RM-3 transportando “2.500 toneladas de chapas laminadas a quente” segue para Rostov, no Oeste da Rússia, disse Denis Pushilin em seu canal no Telegram.
Separadamente, uma atualização do serviço de imprensa do Departamento de Milícia Popular da República Popular de Donetsk disse que o navio foi carregado sob a proteção de forças especiais e da marinha russa.
A Ucrânia acusou repetidamente a Rússia de saquear produtos como grãos e metais do país.
Contexto
No sábado (28), a Ucrânia criticou a Rússia por enviar um navio a Mariupol para um carregamento de metal com destino à Rússia. A comissária de direitos humanos do parlamento ucraniano, Liudmyla Denisova, disse na época que as tropas russas planejavam enviar um navio carregando “3.000 toneladas de produtos metálicos” de Mariupol para Rostov (na Rússia).
Denisova disse que o porto de Mariupol abrigava cerca de 200 mil toneladas de metal e ferro fundido no valor de US$ 170 milhões antes da invasão da Ucrânia pela Rússia.