Navio de guerra da Marinha dos EUA intercepta mísseis perto do Iêmen, dizem autoridades
Pentágono não soube dizer quais eram os alvos dos projéteis, provavelmente lançados pelo grupo Houthi, que atua no país com apoio do Irã; é possível que se dirigissem a Israel
Um navio de guerra da Marinha dos Estados Unidos operando no Oriente Médio interceptou três mísseis perto da costa do Iêmen nesta quinta-feira (19), disseram duas autoridades americanas à CNN.
Uma das autoridades disse que os mísseis foram disparados por integrantes do grupo Houthi, apoiados pelo Irã, que estão envolvidos em um conflito contínuo no Iêmen (confira abaixo mapa da região).
O secretário de imprensa do Pentágono, general-brigadeiro Pat Ryder, confirmou que o USS Carney derrubou três mísseis de ataque terrestre, bem como vários drones lançados pelas forças Houthi.
“Esta ação foi uma demonstração da integrada defesa aérea e antimísseis que construímos no Oriente Médio e que estamos preparados para utilizá-la, sempre que necessário, para proteger os nossos parceiros e o nosso interesse nesta importante região”, disse ele numa conferência de imprensa.
“Não houve vítimas para as forças dos EUA e nenhuma, que saibamos, para quaisquer civis no terreno”, completou Ryder.
O General-brigadeiro também falou que o Pentágono não pode dizer com certeza, neste momento, quais eram os alvos dos mísseis e drones, mas disse que foram lançados do Iémen e se dirigiam para norte ao longo do Mar Vermelho, “potencialmente em direção a alvos em Israel”.
O USS Carney transitou pelo Canal de Suez até o Mar Vermelho na quarta-feira (19). O comando das Forças da Frota dos EUA disse numa publicação nas redes sociais que iria “ajudar a garantir a segurança marítima e a estabilidade no Oriente Médio”.