Navio com tripulação infectada pela variante brasileira deixa Islândia em alerta
Embarcação saiu do Brasil com 19 tripulantes chineses; autoridades de saúde do país nórdico monitoram o navio diariamente após dez casos positivos
Um navio que saiu do Brasil deixou a Islândia em alerta após a confirmação de dez casos positivos da variante brasileira (P1) do coronavírus entre os tripulantes. A embarcação, que conta com 19 tripulantes chineses ao total, está ancorada em Reydarfjordur, no leste da Islândia.
Segundo a empresa de transporte marítimo Nesskip, toda a tripulação está em isolamento a bordo do navio. A embaixada chinesa foi informada sobre os casos positivos da variante brasileira e está em contato com as autoridades do país nórdico.
A Islândia é um dos países que melhor tem combatido a pandemia. De acordo com dados da Universidade John Hopkins, a nação tem pouco mais de 6 mil casos e 29 mortes pela doença.
Ainda segundo a Nesskip, o estado de saúde da tripulação é razoável e não há necessidade de atendimento em hospitais da região. O navio Taurus Confidence está sob bandeira das Ilhas Marshall.
As autoridades locais seguem acompanhando a situação da embarcação e tem comparecido diariamente ao navio para monitorar o estado de saúde dos tripulantes e auxiliar no fornecimento de medicamentos, roupas e demais provisões necessárias.
Procurado pela CNN, o Ministério da Saúde ainda não se pronunciou.