Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Natal pode trazer mais solidariedade ao mundo, diz secretário-geral da ONU

    Mensagem natalina de Guterres não menciona nenhum conflito em curso em 2023, mas pede por "empatia" e "solidariedade"

    António Guterres, secretário-geral da ONU
    António Guterres, secretário-geral da ONU 6/11/2023 REUTERS/Caitlin Ochs

    Salma Freuada CNN

    O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, publicou uma mensagem de Natal neste domingo (24) na qual afirma que esta época do ano pode trazer mais “solidariedade” ao mundo.

    No X, antigo Twitter, escreveu: “Todos nós podemos tirar inspiração desta temporada, e trazer mais empatia e solidariedade ao mundo”.

    Ele ainda classificou a data como um momento de “compaixão” e “reflexão”.

    “Meu melhores votos a todos que comemoram esta data”, finalizou.

    Guerra

    A mensagem ocorre em um ano em que teve início a guerra entre Israel e o Hamas, no mês de outubro.

    No último sábado (23), Guterres criticou a maneira como Israel está conduzindo o conflito. “A forma como Israel está conduzindo esta ofensiva está a criar enormes obstáculos à distribuição de ajuda humanitária dentro de Gaza”, escreveu na rede social.

    Ele disse ainda que uma missão humanitária eficaz em Gaza requer segurança ao staff, capacidade logística, e a retomada da atividade comercial.

    Segundo o líder da ONU, a realidade é outra: “136 dos nossos colegas em Gaza foram mortos em 75 dias – algo que nunca vimos na história das Nações Unidas”.

    E acrescentou: “A maior parte do nosso pessoal foi forçada a abandonar as suas casas. Presto homenagem a eles e aos milhares de trabalhadores humanitários que arriscam as suas vidas enquanto apoiam os civis em Gaza”.

    Guterres reforçou que os ataques do Hamas –que geraram a contraofensiva de Israel– são injustificáveis.

    O secretário-geral da ONU ainda lembrou das pessoas raptadas pelo grupo: “repito o meu apelo para que todos os reféns restantes sejam libertados imediata e incondicionalmente.”