Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nasa lança contagem regressiva de dois dias para missão Artemis I

    Foguete decolará em voo não tripulado ao redor da Lua; testes foram realizados em 22 de agosto

    Zoe Sottileda CNN

    Em cerca de 46 horas, o foguete Artemis I estará pronto para decolar em um voo não tripulado ao redor da Lua, e a Nasa está contando os minutos.

    A contagem regressiva começou oficialmente às 9h53 de sábado, de acordo com um tweet da conta Artemis da Nasa.

    A contagem regressiva começou assim que as equipes de lançamento chegaram às suas estações no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A linha do tempo de lançamento foi moldada pelas lições aprendidas com o ensaio molhado, realizado em 22 de agosto.

    O teste simulou quase todas as partes do lançamento, incluindo o carregamento da espaçonave com combustível de aviação, mas não decolou.

    As primeiras ordens de negócios são encher o tanque de água para o sistema de supressão de som, preparar os sistemas de oxigênio líquido e hidrogênio líquido, ligar a espaçonave Orion, ligar o estágio de propulsão criogênica provisório, ligar o estágio central e preparar todos os quatro Motores RS-25, de acordo com uma linha do tempo de lançamento no site da Nasa.

    Espera-se que o foguete Artemis I seja lançado do Centro Espacial Kennedy na segunda-feira entre 8h33 e 10h33 ET (9h33 e 11h33 no horário de Brasília), supondo que o tempo esteja favorável. A pilha, que consiste no foguete do Sistema de Lançamento Espacial e na espaçonave Orion, tem 98 metros de altura.

    A missão Artemis I é o primeiro passo no plano da Nasa de mandar humanos à lua novamente, 50 anos após a última viagem tripulada à lua. Se tudo correr conforme o planejado, a espaçonave orbitará a lua, viajando mais de 2,1 milhões de quilômetros em apenas 42 dias, antes de cair na costa da Califórnia em outubro.

    O lançamento estabelecerá as bases para o objetivo da Nasa de pousar a primeira mulher e a primeira pessoa não branca na Lua até 2025 e, finalmente, abordar a exploração humana de Marte.

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original