Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Não teve impacto significativo”, diz Reino Unido sobre atividade aérea russa

    Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que 20% do território está sob o controle dos ocupantes russos

    Soldados ucranianos na linha de frente no Donbass, leste da Ucrânia, em 11 de abril de 2022
    Soldados ucranianos na linha de frente no Donbass, leste da Ucrânia, em 11 de abril de 2022 Diego Herrera Carcedo/Anadolu Agency via Getty Images

    Dan WrightBex Wrightda CNN*

    A atividade aérea da Rússia “continua alta” sobre o leste da Ucrânia e contribuiu para os “sucessos táticos recentes” da Rússia, mas “não conseguiu ter um impacto significativo no conflito”, disse a última avaliação de inteligência do Ministério da Defesa do Reino Unido neste sábado (4).

    “A Rússia conseguiu aumentar sua atividade aérea para apoiar seu avanço rastejante, combinando ataques e fogos de artilharia em massa para usar seu poder esmagador”, disse o ministério em um relatório sobre a situação na Ucrânia.

    Aeronaves russas estão “conduzindo ataques usando munições guiadas e não guiadas”, acrescentou.

    Especialistas apontaram preocupações de que a Rússia possa aumentar seu uso de armas de combate, incluindo ataques aéreos, à medida que intensifica sua operação para tomar Donbass por completo. As armas tendem a causar um número maior de mortes.

    “O aumento do uso de munições não guiadas levou à destruição generalizada de áreas construídas no Donbass e quase certamente causou danos colaterais substanciais e baixas civis”, disse a atualização.

    A Rússia vem realizando ataques profundos usando mísseis de cruzeiro lançados pelo ar e pela superfície para “interromper o movimento de reforços e suprimentos ucranianos”, disse o comunicado, acrescentando que a quantidade de mísseis guiados de precisão da Rússia “provavelmente foi esgotada”.

    Zelensky

    A atualização de inteligência do ministério ocorre um dia depois de o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, dizer que um quinto do território do país está sob controle russo, com Donbass “quase totalmente destruído”.

    “Até hoje, cerca de 20% do nosso território está sob o controle dos ocupantes [russos], quase 125 mil quilômetros quadrados. Isso é muito maior do que a área de todos os países do Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo) juntos”, disse Zelensky à Câmara dos Deputados de Luxemburgo por meio de um link de vídeo na quinta-feira.

    Ele acrescentou que a região de Donbass, na Ucrânia, está “simplesmente devastada”, chamando-a de “uma vez um dos centros industriais mais poderosos da Europa”.

    Neste sábado (4), o chefe da administração militar da região de Luhansk, Serhiy Hayday, afirmou que a Ucrânia está recuperando terreno em Severodonetsk, alegando controlar agora metade da cidade-chave.

    *Com colaboração de Anastasia Graham-Yooll, da CNN

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original