Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Nada disso acontece na Ucrânia, diz Putin ao comparar guerra com conflito em Gaza

    Presidente russo afirmou que catástrofe humanitária na Faixa Gaza teve impacto muito maior sobre os civis

    Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante entrevista coletiva em Moscou
    Presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante entrevista coletiva em Moscou 14/12/2023 Alexander Zemlianichenko/Pool via REUTERS

    Anna Chernovada CNN

    O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comparou as guerras da Ucrânia e de Israel, dizendo que a catástrofe humanitária na Faixa Gaza teve um impacto muito maior sobre os civis.

    “Vejam a operação militar especial e o que está acontecendo em Gaza. E sinta a diferença. Bem, não há nada disso na Ucrânia”, afirmou Putin nesta quinta-feira (14), durante sua coletiva de imprensa anual de fim de ano.

    A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022, e ainda ocupa quase um quinto do território do país vizinho. As linhas da frente estão, na maior parte, estáticas, enquanto ambos os lados continuam recrutando soldados. A ONU afirma que mais de 10 mil civis ucranianos foram mortos na guerra.

    Apesar das ações na Ucrânia, a Rússia se juntou aos apelos internacionais para um cessar-fogo em Gaza.

    Na coletiva, Putin disse que estava em contato com o Egito sobre a crise em Gaza. Ele mencionou a discussão da possibilidade de abrir um hospital russo para ajudar civis palestinos com os líderes do Egito e de Israel.

    No entanto, o chefe de Estado enfatizou que, por enquanto, é considerado inseguro prosseguir com tal iniciativa.

    “O lado dos Emirados criou um hospital de campanha lá em Gaza, e conversamos sobre o fato de que a Rússia também poderia abrir um hospital lá. Mas para isso, é claro, precisamos do consentimento do Egito e de Israel”, destacou o russo.

    Putin também anunciou que a Rússia pretende aumentar o fornecimento de equipamentos e medicamentos à Faixa de Gaza, a pedido de Israel.

    Ele está em contato constante com o presidente turco, Tayyip-Erdogan, sobre a guerra em Gaza, observando que as suas opiniões sobre a guerra são “semelhantes”.

    *Svitlana Vlasova, Yulia Kesaieva, Victoria Butenko, Abbas Al Lawati, Mohammed Abdelbary e Rob Picheta, da CNN, contribuíram para esta reportagem

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original