Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Na Argentina, Mauro Vieira pede para chanceler de Israel rever vetos a brasileiros e familiares em Gaza

    Governo israelense vetou 24 pessoas da lista de 102 nomes enviadas pelo Brasil para repatriação

    Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, em entrevista coletiva
    Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, em entrevista coletiva CNN

    Jussara Soaresda CNN

    em Brasília

    O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, pediu pessoalmente ao chanceler de Israel, Eli Cohen, que o país reavalie os vetos a 24 brasileiros e familiares palestinos que foram proibidos de deixar a Faixa de Gaza.

    O encontro ocorreu no sábado (9), em Buenos Aires, onde os dois ministros estavam para acompanhar a posse do novo presidente da Argentina, Javier Milei, que aconteceu no domingo (10). Essa foi a primeira conversa pessoal entre ambos, tendo sido realizada na embaixada do Brasil na capital argentina.

    Vieira intercedeu para que a chancelaria israelense fale com os órgãos de segurança responsáveis pela análise dos pedidos para a evacuação de Gaza. Cohen prometeu verificar a situação e dar uma resposta ao Brasil.

    Israel vetou 24 pessoas da lista de 102 nomes enviadas pelo Brasil para a repatriação. A autorização foi dada a 78 pessoas.

    Ao todo, 47 pessoas que estavam na lista cruzaram a passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. Com a proibição a alguns parentes, o restante dos que foram autorizados escolheu ficar em Gaza

    Segundo integrantes do Itamaraty, Israel não deu explicação para os vetos aos pedidos. Em nota, o governo brasileiro informou que aqueles que não tiveram autorização ficarão em Rafah aguardando uma nova chance de deixar a região.

    De acordo com o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, dos 24 vetados por Israel, sete são pessoas com cidadania brasileira.

    Das 47 pessoas que deixaram Gaza, são 11 brasileiro-palestinos e 36 palestinos. Além disso, há 27 menores de idade, 16 mulheres, incluindo duas idosas, e quatro homens adultos.

    No domingo, uma jovem que já estava no Cairo se junto ao grupo que saiu de Gaza. Com isso, 48 pessoas embarcaram da capital egípcia rumo ao Brasil.