Os EUA também têm mais mortes por violência armada do que qualquer outro país desenvolvido. A taxa nos EUA é oito vezes maior que no Canadá, 22 vezes maior que na União Europeia e 23 vezes maior que na Austrália, segundo dados do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) de 2019.
Mulher é presa na Austrália após funcionários de aeroporto encontrarem arma de ouro em bagagem
Mulher de 28 anos foi de Los Angeles até Sydney; ela compareceu a um tribunal local na segunda-feira (24) e pagou fiança
Uma mulher foi presa em Sydney depois de chegar em um voo de Los Angeles com uma pistola banhada a ouro de 24 quilates em sua bagagem.
A mulher de 28 anos, que chegou na Austrália no domingo, não tinha permissão para possuir uma arma de fogo no país, disse a Australian Border Force (ABF) em um comunicado.
A Austrália tem algumas das regras mais rígidas do mundo sobre posse de armas, e é ilegal uma pessoa importar armas de fogo “intencionalmente” sem aprovação prévia. A pena máxima para este crime é de 10 anos de prisão.
A mulher, que não foi identificada no depoimento, compareceu a um tribunal local na segunda-feira (24) e pagou fiança. O status de seu visto e permanência está sujeito aos tribunais. Dependendo do resultado, ela pode ser retirada do país, segundo a ABF.
O comandante da ABF, Justin Bathurst, disse que a prisão mostra a diligência dos oficiais e a sofisticação da tecnologia de detecção do país.
“Os oficiais da ABF estão comprometidos em proteger nossa comunidade trabalhando com parceiros de aplicação da lei para evitar que itens como armas de fogo não registradas passem pela fronteira”, acrescentou Bathurst no comunicado.
A Austrália é frequentemente apontada como um exemplo de como o controle de armas de ação decisiva pode ter sucesso na redução de mortes por armas de fogo. O país implementou amplas medidas de controle depois que um atirador assassinou 35 pessoas em Port Arthur, na Tasmânia, em abril de 1996.
Rifles de tiro rápido e espingardas foram proibidos, o licenciamento de proprietários de armas foi reforçado e as armas de fogo restantes foram registradas de acordo com os padrões nacionais uniformes, juntamente com um esquema nacional de recompra e anistia bem-sucedido.
A violência armada atingiu níveis recordes nos Estados Unidos, que é a única nação do mundo onde as armas de fogo civis superam o número de pessoas. Na Austrália, existem aproximadamente 14 armas para cada 100 pessoas, em comparação com 120 por 100 nos EUA, de acordo com o Small Arms Survey (SAS), com sede na Suíça.