Mulher diz à CNN que beijou o rei Charles III como um gesto de conforto; assista
"Ele parecia triste", disse Jenny Assiminios, que estava em frente ao Palácio de Buckingham
Uma mulher que deu um beijo na bochecha do rei Charles III, enquanto ele cumprimentava a multidão antes de entrar no Palácio de Buckingham, disse à CNN por que decidiu beijá-lo.
“Eu não podia acreditar e eu disse a ele, ‘posso te beijar?’ E ele disse, ‘bem, sim.’ Então eu o agarrei e estou muito feliz”, disse Jenny Assiminios à CNN.
“Nunca passou pela minha cabeça” que ela beijaria um rei, ela disse, acrescentando que ele parecia triste e foi “apenas um sentimento” que veio para confortá-lo enquanto ele chorava por sua mãe.
“Ele é adorável, ele é perfeito”, disse ela.
Ela disse que ama a família real e acompanha a vida da monarquia britânica.
Outras pessoas na multidão mais cedo apertaram a mão do rei e gritaram votos de felicidades para ele.
Discurso
O novo rei discursará nesta sexta-feira a uma nação em luto pela morte de sua mãe, após sete décadas no trono, enquanto um período de luto nacional começa pela única rainha que a maioria dos britânicos conheceu.
Charles, que se apressou para estar ao lado da rainha em sua casa escocesa na quinta-feira, volta para Londres com a esposa Camilla, agora rainha consorte, antes de se encontrar com a primeira-ministra, Liz Truss, e fazer uma declaração na televisão.
O novo rei deve fazer um discurso ao país por volta das 18h locais (14h em Brasília), disse o presidente da Câmara dos Comuns, Lindsay Hoyle, nesta sexta-feira.
A morte da rainha, a monarca com o reinado mais longo do Reino Unido e uma presença imponente no cenário mundial por 70 anos, atraiu condolências de todo o mundo.
Nesta sexta-feira, a população começou a se reunir novamente do lado de fora do Palácio de Buckingham e do Castelo de Windsor para colocar flores e tirar fotos das homenagens. Cartazes em toda a cidade exibiam mensagens de condolências e jornais publicaram homenagens fotográficas de primeira página à rainha.
O Palácio de Buckingham informou que haverá um período de luto a ser observado por membros da família e da casa real até uma semana após o funeral, cuja data ainda não foi confirmada, mas deve ocorrer em cerca de 10 dias.
(Reportagem de Tara Subramaniam, Andrew Raine, Rob Picheta, Ed Upright, Aditi Sangal e Adrienne Vogt da CNN; com informações da Reuters)