Mudanças climáticas ameaçam cidades costeiras com avanço do nível do mar
Em Nova York, a região no sul da ilha de Manhattan conhecida como Battery Park é a mais ameaçada pelo aquecimento global
As mudanças climáticas têm sido um grande motivo de preocupação para cidades costeiras. Em Nova York, por exemplo, a região no sul da ilha de Manhattan conhecida como Battery Park é a mais ameaçada pelo avanço do nível do mar, provocado pelo aquecimento global.
Nos últimos 48 anos, a água subiu quase 15 cm e vai levar apenas 14 anos para dobrar essa quantidade. Essa mudança é medida a cada seis minutos, por ar, com satélite, e no mar, com boias.
Cercada por água, Manhattan é um desafio para os engenheiros. A elevação do nível do mar ameaça construções mais próximas da água e os mais de 1.000 km de linhas do metrô, que o estado espera proteger com uma muralha de contenção e novos sistemas de drenagem.
O professor do Centro de Adaptação de Planejamento da Universidade de Miami Zhong-Ren Peng afirmou à CNN que no ano passado o estado da Flórida adotou uma nova lei que obriga toda construção com dinheiro público ter que fazer um estudo da adaptação do impacto da elevação do nível do mar.
Segundo o docente, a lei deveria ser adotada para todas as construções.
(Publicado por Nathallia Fonseca)