Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Moscou vai propor data para telefonema com EUA sobre prisioneiros, diz chanceler russo

    O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, quer discutir troca de prisioneiros com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov

    Da Reuters

    O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse nesta sexta-feira (29) que Moscou em breve proporá uma data para uma ligação com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, na qual Blinken disse que quer discutir uma troca de prisioneiros mantidos em prisões na Rússia e nos Estados Unidos.

    Blinken afirmou na quarta-feira que Washington fez uma “oferta substancial” para obter a libertação da estrela de basquete norte-americana Brittney Griner e do ex-fuzileiro naval Paul Whelan, ambos detidos na Rússia.

    Uma fonte disse que Washington estava disposta a trocar o traficante de armas condenado Viktor Bout, preso nos EUA, como parte de tal acordo.

    Blinken e Lavrov não se falam desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro. As famílias dos detidos norte-americanos estão aumentando a pressão sobre o presidente Joe Biden, mais recentemente no caso da atleta duas vezes medalhista de ouro olímpica Griner, que foi presa por acusações de porte de drogas em um aeroporto de Moscou em 17 de fevereiro.

    Lavrov disse em entrevista coletiva que as negociações sobre a troca de prisioneiros estão ocorrendo desde uma cúpula em Genebra no ano passado, na qual os presidentes Vladimir Putin e Joe Biden concordaram em nomear autoridades para analisar a questão.

    Falando durante uma viagem ao Uzbequistão, Lavrov disse que falaria com Blinken quando voltasse ao seu escritório.

    “Está claro que é improvável que isso funcione hoje. Mas nos próximos dias ofereceremos aos nossos colegas americanos uma data conveniente”, declarou ele.