Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Morre Thomas K. Mattingly, astronauta da Nasa na missão Apollo 13

    Segundo administrador da Nasa, astronauta teve papel decisivo para salvar missão após explosão na espaçonave

    O astronauta das missões Apollo da Nasa, Thomas K. Mattingly II
    O astronauta das missões Apollo da Nasa, Thomas K. Mattingly II Divulgação/Nasa

    Paradise Afsharda CNN

    O astronauta da Nasa Thomas K. Mattingly II morreu aos 87 anos.

    “Em 31 de outubro, perdemos um dos heróis do nosso país”, disse o administrador da Nasa, Bill Nelson, em comunicado.

    “O astronauta da Nasa T.K. Mattingly foi fundamental para o sucesso do nosso Programa Apollo, e a sua personalidade brilhante garantirá que ele seja lembrado ao longo da história.”

    Mattingly, que iniciou sua carreira no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, acabou ingressando na Escola de Pilotos de Pesquisa Aeroespacial da Força Aérea como estudante, antes de ser escolhido pela Nasa para fazer parte da equipe de astronautas em 1966, segundo o comunicado.

    A carreira de Mattingly é notável por suas contribuições ao Programa Apollo.

    “Talvez o seu papel mais dramático na Nasa tenha sido após a exposição à rubéola, pouco antes do lançamento da Apollo 13”, disse Nelson.

    Mattingly foi substituído da tripulação da missão e passou a colaborar com o centro de controle da Apollo 13. A missão ficou conhecida por conta da explosão de um tanque de oxigênio que colocou a Apollo 13 em risco.

    “Ele tomou decisões importantes em tempo real para trazer para casa com sucesso a espaçonave danificada e a tripulação da Apollo 13: os astronautas da Nasa James Lovell, Jack Swigert e Fred Haise”, explica o administrador.

    O ator Gary Sinise interpretou Mattingly no filme Apollo 13.

    No início deste ano, Sinise fez uma publicação para celebrar o aniversário da missão da Nasa na rede social X, ex-Twitter. No post, o ator disse que foi uma “honra” ter interpretado Mattingly.

    Além de seu papel nesse caso, Mattingly também participou de outras Missões Apollo, como a 16, na qual sua “habilidade incomparável como piloto nos ajudou quando ele assumiu o papel de piloto do módulo de comando da Apollo 16 e comandante da espaçonave nas missões STS-4 e STS 51-C do ônibus espacial”, afirmou Nelson.

    “O compromisso com a inovação e a resiliência fizeram de T.K. uma excelente figura para encarnar a nossa missão e a admiração da nossa nação.”

    Nelson disse que as contribuições de Mattingly “permitiram avanços em nosso aprendizado além do espaço”.

    “Ele descreveu sua experiência em órbita dizendo: ‘Tive um medo muito palpável de que, se visse demais, não seria capaz de me lembrar. Foi tão impressionante.’ Ele via a imensidade do universo como um ambiente interminável de possibilidades”, conta Nelson.

    “Como líder em missões de exploração, T.K. será lembrado por desafiar o desconhecido em prol do futuro do nosso país.”

    Veja também: Nasa oferece ao Brasil novo satélite para monitorar Amazônia

    Este conteúdo foi criado originalmente em espanhol.

    versão original