Moradores deixam casas antes de erupção de vulcão na Islândia; veja imagens
Islândia tem 32 vulcões ativos e atrai turistas; três mil pessoas deixaram as casas
O vulcão que entrou em erupção na Islândia, expelindo lava e nuvens de fumaça, levou à evacuação da cidade de Grindavík, que fica a cerca de três quilômetros do local. Três mil moradores foram obrigados a deixar as casas, informou a emissora pública RÚV.
A erupção na península de Reykjanes começou por volta das 22h no horário local, após um terremoto ser registrado uma hora antes, disse o Gabinete Meteorológico Islandês.
Esta é a quarta erupção na área desde 2021 e a maior até agora, afirmou o governo islandês em um comunicado nesta terça-feira (19). As autoridades, que permitem a aproximação apenas de equipes de emergência, alertaram que o gás emitido do vulcão “pode ser perigoso.”
Lar de vulcões
A Islândia fica em um limite de placas tectônicas e é o lar de 32 vulcões ativos. O país está acostumado a erupções vulcânicas, embora muitas vezes ocorram longe da população.
O sistema vulcânico Bárňarbunga, situado no centro do país, entrou em erupção em 2014, produzindo lava que cobriu 84 quilômetros quadrados, sem atingir comunidades próximas.
O sistema vulcânico de Fagradalsfjall entrou em erupção em 2021 pela primeira vez em mais de 6.000 anos. Também não ameaçou áreas povoadas e até se tornou uma atração turística.
Os especialistas não esperam que uma erupção vulcânica cause o mesmo estrago visto em 2010, quando o vulcão Eyjafjallajökull entrou em erupção, já que é improvável que envolva o gelo glacial que levou a uma enorme nuvem de cinzas.
*Com informações de Mitchell McCluskey, Taylor Ward e Jessie Yeung, da CNN.