Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Moradores de Gaza dizem que são forçados a beber água “salgada” em meio a “cerco total” de Israel

    Israel disse no domingo (15) que voltou a fornecer água para o sul da Faixa de Gaza

    Da CNN

    [cnn_galeria template_part='highlight' active='3523344' id_galeria='3485857' html_id_prefix='featured_' ]

    As pessoas em Gaza recorreram ao consumo de água salgada, em meio à crescente demanda por recursos no sul com a continuação do cerco israelense. É o que disse um residente da cidade de Khan Younis à reportagem.

    Mohammad Jamal Saqr tem se voluntariado para encher vasilhames com água salgada de uma torneira pública e entregá-los às famílias.

    “Estamos enchendo com água salgada, estou pronto para beber da água salgada — o que mais podemos fazer? Somos forçados a fazer isso”, disse Saqr.

    Um bloqueio israelense impediu a entrada de combustível, alimentos e água em Gaza. O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, tenha concordado com o presidente dos EUA, Joe Biden, em retomar o fornecimento de água a partes do sul de Gaza, conforme disse um ministro no domingo (15).

    As operações de socorro da ONU em Gaza “estão à beira do colapso”, disse Philippe Lazzarini, comissário-geral da agência da ONU para os palestinos, UNRWA.

    Corredor de saída de Gaza segue fechado

    A passagem de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egito, é a única saída restante para abastecimento, mas esteve fechada durante grande parte da semana passada, sem que nem os habitantes de Gaza, nem os cidadãos estrangeiros pudessem atravessar.

    Cinco caminhões de gasolina vazios da ONU estão esperando no lado da fronteira de Gaza na esperança de cruzar para o Egito e reabastecer, disse um oficial palestino responsável pela passagem da cidade de Rafah à CNN nesta segunda-feira.

    Brasileiros aguardam na fronteira

    Entre os civis que esperam a passagem estão 28 brasileiros que desejam ser repatriados; 16 estão em Rafah e 12 em Khan Yunis, ambas cidades no sul de Gaza.

    Depois de atravessar a passagem para o Egito, o plano é que os brasileiros sejam deslocados para o Aeroporto de El Arish, onde embarcariam em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

    Uma aeronave modelo VC-2, disponibilizada pela Presidência da República, aguarda autorização em Roma, na Itália, para ir ao país africano.

    Veja também: População de Gaza tenta fugir da próxima fase da guerra

    Publicado por Flávio Ismerim, com informações de Celine Alkhaidi, Niahm Kennedy, Ben Wedeman e Hamdi Alkhshali, da CNN, e da Reuters

    Tópicos