Modi e Xi ficarão cara a cara pela primeira vez desde confrontos na fronteira
Cúpula do grupo de segurança regional conhecido como Organização de Cooperação de Xangai (SCO) também contará com a presença do presidente russo, Vladimir Putin
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e o presidente chinês, Xi Jinping, ficarão cara a cara, nesta sexta-feira (16), pela primeira vez desde que confrontos mortais na fronteira em 2020 desgastaram os laços entre os rivais asiáticos.
Modi voará para a cidade uzbeque de Samarcanda nesta quinta-feira (15) para uma cúpula do grupo de segurança regional conhecido como Organização de Cooperação de Xangai (SCO), que também contará com a presença de Xi e do presidente russo, Vladimir Putin.
O evento ocorre depois que soldados indianos e chineses desocuparam nesta semana uma área disputada ao longo de uma remota fronteira ocidental do Himalaia após mais de dois anos de impasse. Modi e Xi não se falam desde o início do impasse.
O secretário de Relações Exteriores da Índia, Vinay Kwatra, disse em entrevista à imprensa nesta quinta-feira que Modi teria reuniões bilaterais à margem da cúpula na sexta-feira, mas se recusou a confirmar um encontro individual com Xi. A China também não confirmou um encontro entre os dois líderes.
Os membros permanentes da SCO são China, Índia, Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Uzbequistão e Paquistão.
A Rússia já confirmou uma reunião bilateral entre Putin e Modi, durante a qual eles devem conversar sobre o comércio geral, bem como as vendas de fertilizantes russos e suprimentos mútuos de alimentos.
Kwatra disse que discussões mais amplas da SCO vão desde comércio e segurança regional até turismo e terrorismo.
(Edição: Raissa Kasolowsky)