Mobilização de Putin é sinal que invasão está falhando, diz secretário britânico
Ben Wallace afirmou que a decisão do presidente russo de aumentar o recrutamento militar indica que "a Ucrânia está vencendo" a guerra
O anúncio do presidente russo, Vladimir Putin, da mobilização parcial de cidadãos russos é um reconhecimento de que a invasão da Ucrânia por Moscou “está falhando”, afirmou um alto funcionário do Reino Unido.
O secretário de Defesa britânico, Ben Wallace, disse que o discurso de Putin nesta quarta-feira (21), no qual ele declarou o aumento do recrutamento militar e ameaçou a implantação de armas nucleares na guerra, indicou que “a Ucrânia está vencendo”.
“A quebra do presidente Putin de suas próprias promessas de não mobilizar partes de sua população e a anexação ilegal de partes da Ucrânia são uma admissão de que sua invasão está falhando”, disse Wallace em comunicado.
“Ele e seu ministro da Defesa enviaram dezenas de milhares de seus próprios cidadãos para a morte, mal equipados e mal liderados”, acrescentou Wallace.
“Nenhuma quantidade de ameaças e propaganda pode esconder o fato de que a Ucrânia está ganhando esta guerra, a comunidade internacional está unida e a Rússia está se tornando um pária global.”