Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mísseis Storm Shadow já foram enviados à Ucrânia, diz ministro britânico

    Mísseis têm alcance para atingir profundamente o território controlado pela Rússia no leste da Ucrânia; Reino Unido recebeu garantias do governo ucraniano de que esses foguetes não seriam utilizados em território russo

    Sarah Deanda CNN

    O ministro da Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, disse que os mísseis Storm Shadow de longo alcance, que foram fornecidos à Ucrânia, têm sido usados desde que a implantação foi anunciada.

    Falando em uma coletiva de imprensa em Londres ao lado de seu colega norueguês Bjørn Arild Gram na quinta-feira (18), Wallace disse que não daria mais detalhes operacionais.

    “Tudo o que posso dizer é que entendo que ele foi usado desde que anunciamos sua implantação na Ucrânia, mas não vou entrar em mais detalhes”, disse ele.

    O Storm Shadow é um míssil de cruzeiro de longo alcance com recursos furtivos, desenvolvido em conjunto pelo Reino Unido e pela França, que normalmente é lançado do ar. Com um alcance de tiro superior a 250 quilômetros, ou 155 milhas, é um pouco menos do que a capacidade de alcance de 185 milhas dos Sistemas Táticos de Mísseis do Exército de superfície a superfície, ou ATACMS, fabricados nos EUA, que a Ucrânia há muito solicita.

    Os mísseis têm alcance para atingir profundamente o território controlado pela Rússia no leste da Ucrânia. Uma autoridade ocidental disse à CNN que o Reino Unido recebeu garantias do governo ucraniano de que esses mísseis serão usados apenas dentro do território soberano ucraniano e não dentro da Rússia.

    Na semana passada, Wallace chamou a doação de “a melhor chance da Ucrânia de se defender contra a brutalidade contínua da Rússia”.

    (Com colaboração de Jim Sciutto)

    Tópicos