Mísseis atingindo a Polônia seriam uma nova escalada russa, diz premiê tcheco
Dois mísseis atingiram uma fazenda na fronteira polonesa com a Ucrânia; duas pessoas morreram
Mísseis russos atingindo a Polônia seriam uma nova escalada da Rússia, disse o primeiro-ministro tcheco, Petr Fiala, nesta terça-feira (13), acrescentando que ataques à Ucrânia mostraram que Moscou quer destruir o país.
“Se a Polônia confirmar que os mísseis também atingiram seu território, isso será uma nova escalada da Rússia”, expôs Fiala no Twitter. “Apoiamos firmemente nosso aliado da UE e da Otan.”
Um porta-voz do governo polonês declarou que uma reunião com autoridades de segurança nacional foi convocada “devido à situação de emergência”. Detalhes serão divulgados posteriormente.
O encontro segue relatos de que dois mísseis caíram em uma fazenda no leste da Polônia, perto da fronteira com a Ucrânia. Duas pessoas morreram.
Uma autoridade polonesa disse à CNN que nada foi confirmado ainda e que a investigação sobre o incidente continua.
Vale ressaltar que, desde 1999, a Polônia integra a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Segundo o artigo 4º do tratado, “as partes se consultarão sempre que, na opinião de qualquer uma delas, a integridade territorial, a independência política ou a segurança de qualquer uma das partes estiver ameaçada”.