Missão de Organização de Segurança na Europa será evacuada temporariamente da Ucrânia
Membros da Missão Especial de Monitoramento (SMM) estariam entre os evacuados, segundo confirmação de uma porta-voz à CNN
A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) disse, nesta quinta-feira (24), que “removeria temporariamente” todos os membros de sua missão internacional da Ucrânia o mais rápido possível, de acordo com um comunicado da secretária-geral Helga Maria Schmid.
Schmid disse que a decisão de retirar a equipe da OSCE da Ucrânia foi “devido aos combates em andamento e à situação de segurança deteriorada” no país e “será conduzida o mais cedo possível e viável, dependendo dos fatores relevantes no terreno”.
Um porta-voz da secretaria confirmou à CNN que membros da Missão Especial de Monitoramento (SMM) estariam entre os evacuados.
“O empenho e bravura do pessoal da OSCE é louvável. A OSCE prontamente estabeleceu a Missão de Monitoramento Especial (SMM) em 2014, e os homens e mulheres dedicados desta missão têm sido nossos olhos e ouvidos imparciais em todo o país”, agradecia o comunicado de Schmid.
“Temos um legado para se orgulhar no país. Estamos ansiosos para retomar nossas missões quando as circunstâncias permitirem”, acrescentou.
O secretário-geral disse que a decisão “não foi tomada de ânimo leve e a realocação deve ser temporária”.
“A segurança das mulheres e homens dedicados que servem como olhos e ouvidos imparciais da comunidade internacional em todo o país é imperativa”, concluiu sua declaração.