Ministro da Ucrânia acusa Rússia de estratégia “cínica” para destruir agricultura do país
Bloqueio naval russo aos portos ucranianos impacta as cadeias globais de fornecimento de alimentos, afirma o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou na reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 que a Rússia embarcou em uma “estratégia bem pensada e cínica” para destruir a agricultura da Ucrânia.
Kuleba discursou na reunião do G20 na Indonésia por videoconferência.
“O bloqueio naval russo aos portos ucranianos já destruiu as cadeias globais de fornecimento de alimentos e tem um efeito prejudicial na segurança alimentar global. Adicionando insulto à injúria, a Rússia rouba grãos ucranianos e bombardeia celeiros ucranianos”, disse ele.
“A Rússia está essencialmente jogando jogos de fome com o mundo, mantendo o bloqueio naval dos portos ucranianos com uma mão e transferindo a culpa para a Ucrânia com a outra. A Rússia vê a dependência de outros países de qualquer tipo de recurso como uma fraqueza e um convite a usar essa dependência como uma alavanca para o ganho da Rússia”, completou.
Kuleba disse que as forças russas atacaram o segundo maior complexo de terminais de grãos da Ucrânia no porto de Mykolaiv em junho, alegando que “a Rússia sabia exatamente onde disparou seus mísseis”. O ataque visava causar destruição na Ucrânia e “chantagear o mundo”, acrescentou.
Kuleba disse aos ministros das Relações Exteriores que, por décadas, a Ucrânia – frequentemente descrita como “um celeiro global” – tem sido essencial para a segurança alimentar mundial, mas agora está sendo “atacada, bombardeada e saqueada por criminosos russos”.
Respondendo às alegações russas de que a Ucrânia estava bloqueando seus próprios portos, Kuleba disse: “Suas acusações desafiam a lógica básica. Como podemos estar interessados em bloquear nossas próprias exportações de alimentos quando elas fornecem uma de nossas principais fontes de receita para o orçamento? Estamos interessados em exportar nossos produtos alimentícios tanto quanto nossos consumidores estão interessados em obtê-los o mais rápido possível”.
Separadamente, o Ministério da Defesa ucraniano alegou que a Rússia está usando munições para incendiar terras agrícolas enquanto a temporada de colheita começa. Um vídeo recente mostra colheitadeiras em partes do Sul da Ucrânia tentando coletar grãos enquanto os incêndios queimam os campos.
Alguns antecedentes: A Organização das Nações Unidas (ONU) disse que o bloqueio da Rússia aos portos ucranianos já aumentou os preços globais dos alimentos e ameaça causar uma catastrófica escassez de alimentos em algumas partes do mundo.
Na quinta-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia disse que a libertação de um navio russo que supostamente carregava grãos ucranianos roubados de águas turcas era “inaceitável”.
A Turquia ignorou um pedido para prender o navio e a carga e o navio foi liberado em 6 de julho, de acordo com um comunicado do ministério. O navio mercante russo, Zhibek Zholy, havia carregado os grãos do porto ocupado de Berdiansk para o porto turco de Karasu.
A Rússia negou repetidamente que está bloqueando os portos ou roubando grãos.