Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ministro da Defesa britânico diz que comentários de Netanyahu são “decepcionantes”

    Primeiro-ministro israelense se opõe à criação de um Estado palestino

    Niamh Kennedyda CNN

    O secretário de Estado da Defesa do Reino Unido, Grant Shapps, classificou como “decepcionantes” os comentários do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, rejeitando a perspectiva da criação de um Estado palestino, reiterando o compromisso do Reino Unido com uma solução de dois Estados.

    Netanyahu gerou polêmica durante uma entrevista coletiva em Tel Aviv na quinta-feira (18), na qual se opôs à ideia.

    “Em qualquer acordo futuro… Israel precisa do controle de segurança de todo o território a oeste da Jordânia. Isto entra em conflito com a ideia de soberania (palestina). O que você pode fazer?”, comentou.

    No sábado (20), o gabinete de Netanyahu disse que o primeiro-ministro “reiterou a sua política” sobre este assunto durante uma chamada telefônica privada com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

    Falando à emissora britânica Sky News neste domingo (21), Shapps destacou que foi “decepcionante ouvir isso do primeiro-ministro israelense”.

    “Não há outra opção. O mundo inteiro concordou que uma solução de dois Estados é o melhor caminho a seguir. O governo britânico apoia absolutamente isso como uma solução”, sublinhou Shapps.

    O secretário pontuou que um Estado palestino “precisa ser soberano do lado palestino” e também “fornecer garantias de segurança do lado israelense”.

    Comentou também que “não há outra saída óbvia” para o conflito em Gaza.

    No sábado, o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, disse que “Biden está certo” ao pedir uma solução de dois Estados e descreveu os comentários de Netanyahu como “inaceitáveis”, acrescentando: “É claro que o povo palestino merece um Estado”.

    Tópicos