Ministro britânico vai discursar no Congresso brasileiro em defesa da democracia
James Cleverly também irá à Amazônia assinar parceria climática sobre crescimento verde; é a primeira visita de um chanceler do Reino Unido desde 2018
O ministro das Relações Exteriores do Reino Unido, James Cleverly, fará um discurso no Congresso brasileiro na próxima quarta-feira (24) em defesa da democracia no país.
Uma nota do governo britânico afirma que a intenção de Cleverly é “enfatizar o apoio do Reino Unido à democracia brasileira no Congresso Nacional, que foi atacado por manifestantes no dia 8 de janeiro”.
Além do apoio político, o ministro também vai assinar um acordo entre os dois países na área do combate às mudanças climáticas e vai confirmar o aporte de 80 milhões de libras (quase R$ 500 milhões) para o Fundo Amazônia.
No dia anterior à visita ao Congresso, ele estará em Manaus, onde vai visitar projetos que recebem apoio do Reino Unido na floresta amazônica.
O ministro deve ainda assinar uma parceria climática sobre crescimento verde e inclusivo na região amazônica.
O Reino Unido está buscando diversificar suas alianças globais e a América Latina é uma das regiões de interesse do governo de Londres – especialmente o Brasil, a principal potência da região.
A visita faz parte de uma viagem mais longa de Cleverly, que já passou pela Jamaica e ainda deverá ir ao Chile e à Colômbia. Esta é a primeira vez que um ministro das Relações Exteriores britânico visita o Brasil desde 2018.