Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Militares ucranianos afirmam ter repelido avanços russos em diversas cidades

    Segundo o Estado-Maior da Ucrânia, a Rússia continua a usar artilharia para tentar atacar as linhas ucranianas

    Vasco CotovioPetro Zadorozhnyyda CNN

    Os militares ucranianos conseguiram impedir os avanços russos em direção às cidades de Avdiivka e Bakhmut, em Donetsk, bem como perto da cidade de Kharkiv, disse o Estado-Maior da Ucrânia nesta quarta-feira (10).

    “[A Rússia] tentou avançar nas áreas dos assentamentos de Bakhmut, Kodema, Spirne, Yakovlivka e Soledar com ações ofensivas e de assalto, não teve sucesso, se retirou”, disse o estado-maior. “O inimigo realizou ações ofensivas nas direções de Avdiivka e Pisky, recebeu uma repulsa digna e se retirou.”

    O Estado-Maior disse que a Rússia continuou a usar artilharia para tentar atacar as linhas ucranianas.

    “Com o objetivo de deslocar unidades ucranianas das fronteiras ocupadas, o inimigo usou barris, artilharia de foguetes e tanques”, disse, acusando Moscou de atacar a infraestrutura civil.

    Reconhecimento com Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs, na sigla em inglês) e alguns ataques aéreos também foram relatados na linha de frente oriental.

    Os militares ucranianos disseram que as forças russas também tentaram avançar em certas posições ao redor de Kharkiv para “melhorar sua posição tática”, mas falharam.

    “Soldados ucranianos infligiram perdas significativas aos invasores e os forçaram a fugir”, afirmou. “Na direção de Kharkiv, o inimigo conduziu ativamente o reconhecimento aéreo por UAVs. Dedica esforços significativos para melhorar o suporte logístico das unidades que operam nessa direção.”

    No flanco sul, as forças russas continuaram a se concentrar na defesa de suas posições com alguns ataques ocasionais de reconhecimento aéreo e terrestre, concluiu o Estado-Maior.

    Tópicos