Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Militares procuram 5 fuzileiros navais após helicóptero cair em floresta nos EUA

    Autoridades vasculharam terreno difícil e lamacento em busca da aeronave em meio a uma mistura de chuva e neve

    Haley BritzkyAndy RoseDakin Andoneda CNN

    Equipes de resgate estão procurando por cinco fuzileiros navais dos Estados Unidos encontrarem destroços do helicóptero militar em que estavam em Pine Valley, no sul da Califórnia, disse a 3ª Ala de Aeronaves da Marinha americana nesta quarta-feira (7).

    O helicóptero CH-53E Super Stallion foi “relatado como atrasado” na noite de terça-feira (6) na rota de uma base perto de Las Vegas para outra em San Diego, disse o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA.

    Os socorristas vasculharam na manhã desta quarta-feira o terreno difícil e lamacento em busca da aeronave, em meio a uma mistura de chuva e neve, de acordo com Cal Fire e o Departamento do Xerife do Condado de San Diego.

    “Os fuzileiros navais estavam voando em um helicóptero CH-53E Super Stallion da Base Aérea de Creech para a Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais Miramar em 6 de fevereiro de 2024, quando a aeronave foi relatada como atrasada”, destacou a capitã Stephanie Leguizamon, da 3ª Ala de Aeronaves da Marinha.

    Ela acrescentou que a Patrulha Aérea Civil também está envolvida na busca.

    O CH-53E é um helicóptero de carga pesada que pode levar tropas e equipamentos, transportando até 16 toneladas de carga, segundo a Marinha dos EUA.

    Os fuzileiros navais a bordo da nave estão designados para o Esquadrão de Helicópteros Pesados 361, Grupo de Aeronaves Marítimas 16, informou Leguizamon.

    Os ventos sopravam com rajadas de até 32 km/h na noite de terça-feira perto de Pine Valley, cerca de 64 km a leste da Estação Aérea do Corpo de Fuzileiros Navais de Miramar. Os ventos provavelmente foram mais fortes em altitudes mais elevadas.

    O radar indica uma forte faixa de precipitação na área entre 22h e 4h, no horário local, com chuva nas altitudes mais baixas e neve nas altitudes mais altas.

    Os bombeiros da Califórnia auxiliam nas buscas, disse o porta-voz do Departamento de Silvicultura e Proteção contra Incêndios da Califórnia de San Diego, Mike Cornette, à CNN.

    O departamento de San Diego enviou três carros de bombeiros e uma ambulância depois de receber o primeiro relato da aeronave desaparecida às 2h20, no horário local, ressaltou o porta-voz da agência, Mike Cornette, à CNN, observando que seu último registro foi feito às 23h20 de terça-feira, no horário local.

    Os socorristas fizeram buscas no Lago Morena, perto do início de uma trilha na Floresta Nacional de Cleveland, mas tiveram dificuldades pela “forte neve e pelas condições de inverno”, forçando a recuar. As buscas foram retomadas nesta quarta-feira.

    O departamento do xerife também enfrentou condições difíceis na busca, que iniciou por volta das 3h, duas horas depois de receber uma ligação sobre o desaparecimento do helicóptero, segundo comunicado à imprensa enviado antes da confirmação da localização da aeronave.

    “As condições climáticas atuais são uma mistura de neve e chuva. O Departamento do Xerife está atualmente usando jipes 4×4 para fazer buscas na área devido ao terreno difícil e lamacento”, destacaram.

    Outros acidentes com o CH-53E Super Stallion

    Os helicópteros Super Stallion estiveram envolvidos em vários acidentes na última década, pelo menos dois deles com vítimas fatais.

    Em 2016, 12 fuzileiros navais morreram quando dois helicópteros CH-53E colidiram durante um exercício noturno de treinamento no Havaí, um acidente que os investigadores militares atribuíram a um erro do piloto.

    Dois anos depois, quatro tripulantes morreram quando um Super Stallion caiu durante uma missão de treinamento perto de El Centro, na Califórnia.

    O resultado de outro incidente foi considerado um “milagre no mar”: 25 fuzileiros navais e marinheiros da Marinha sobreviveram quando um CH-53E caiu em 2014, quando tentava pousar em uma doca de transporte anfíbio no mar.

    *Monica Garrett, meteorologista da CNN, contribuiu para esta notícia

    Tópicos