Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Militares israelenses se preparam para “operações terrestres significativas”

    Objetivo da ação é aumentar a prontidão operacional para as próximas fases da guerra em Israel

    Reuters

    Militares israelenses disseram neste sábado (14) que suas forças se preparam para implementar uma ampla gama de planos ofensivos operacionais à medida que crescem as expectativas de uma invasão iminente à Faixa de Gaza — uma semana depois que homens armados do Hamas lançaram um ataque devastador contra Israel.

    Segundo comunicado da corporação, militares israelenses afirmaram que suas forças foram desdobradas em todo o país.

    O objetivo é aumentar a prontidão operacional para as próximas fases da guerra “com ênfase em operações terrestres significativas”.

    Fim do prazo

    A região da Faixa de Gaza foi bombardeada na manhã deste sábado após o fim do prazo dado por Israel para que civis do norte fossem para o sul do território.

    Inicialmente, as Forças de Defesa de Israel haviam dado até as 18h [horário de Brasília] de sexta-feira (13) para que moradores de Gaza deixassem a região norte “para garantir sua segurança”. O Exército israelense estendeu o prazo para as 10h [horário de Brasília] de hoje.

    A declaração enfatizou a importância dos residentes “cumprirem as instruções para sua própria segurança e a de seus entes queridos”, e também observou que os líderes do Hamas já tomaram medidas para se proteger de ataques na área.

    As FDI moveram tropas e equipamentos militares às fronteiras com Gaza. Na sexta, o soldado israelense Dan Rushansky disse, em entrevista à CNN, que o Exército se prepara para uma incursão terrestre.

    “Eu não sei qual o futuro desta guerra, mas o Exército aqui está preparando entrada no Líbano, na Faixa de Gaza e, se precisar, em qualquer outro lugar”, disse.

    Veja também: Bombardeio de Israel a Gaza passa mensagem também para Hezbollah não atacar

    *Em atualização.