Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Militares da Ucrânia anunciam vitórias em combates no sul e no leste

    Comandantes não deram maiores detalhes sobre a área de terreno recuperada, mas citaram conquistas na direção de Melitopol e Berdiansk; na frente oriental, unidades atacam flancos russos ao norte e ao sul de Bakhmut 

    Tropas ucranianas disparam sistema de foguetes perto das linhas de frente na região de Donetsk
    Tropas ucranianas disparam sistema de foguetes perto das linhas de frente na região de Donetsk 21/06/2023 REUTERS/Oleksandr Ratushniak

    Yulia KesaievaTim Listerda CNN

    Os militares ucranianos dizem que suas forças estão avançando tanto na frente sul quanto na região de Donetsk, no leste da Ucrânia, mas não fizeram nenhuma reivindicação específica sobre o território recém-capturado.

    O brigadeiro-general Oleksandr Tarnavskyi diz que o exército de Kiev “está expulsando o inimigo e queimando suas posições” no sul da Ucrânia.

    A maioria dos relatos do lado ucraniano na semana passada falou de avanços no sul, com as forças ucranianas encontrando defesas russas profundamente estratificadas apoiadas por artilharia e helicópteros de ataque.

    Tarnavskyi afirmou que os combates deixaram centenas de combatentes russos mortos ou feridos no último dia, mas a CNN não pode verificar independentemente as alegações sobre baixas de ambos os lados do conflito.

    O Estado-Maior do Exército ucraniano disse na sexta-feira que as operações de contraofensiva continuavam na direção de Melitopol e Berdiansk, duas cidades distantes cerca de 120 quilômetros (75 milhas) no sudeste da Ucrânia, que sofreram intensos combates.

    O Estado-Maior alegou “sucesso parcial” em duas áreas. Ele disse que as brigadas ucranianas “estão consolidando suas posições nas linhas de frente estabelecidas” e que o inimigo sofreu pesadas perdas.

    Novamente, a CNN não pode verificar de forma independente os desenvolvimentos do campo de batalha.

    Na frente oriental, unidades ucranianas também têm atacado os flancos russos ao norte e ao sul de Bakhmut.

    Um comandante ucraniano na região, Maksym Zhorin, afirmou sem provas que há “caos” na gestão de algumas unidades russas perto de Bakhmut.

    “Nos flancos de Bakhmut, nossas tropas estão pressionando o inimigo”, disse o Estado-Maior.

    Quartel-general

    Mais cedo, a Ucrânia afirmou que atingiu o “quartel-general” militar russo e as instalações de armazenamento na cidade portuária ocupada de Berdiansk, na região de Zaporizhzhia.

    “Um quartel-general inimigo e um depósito de combustível nos arredores de Berdiansk temporariamente ocupado foram destruídos esta manhã como resultado de um ataque bem-sucedido das Forças de Defesa”, disseram as Forças Armadas ucranianas em um post no Telegram.

    Vladimir Rogov, um oficial instalado pela Rússia na região ocupada de Zaporizhzhia, disse anteriormente que as defesas aéreas derrubaram os mísseis que a Ucrânia disparou em Berdiansk.

    A CNN não conseguiu verificar nenhuma das afirmações.

    (Com colaboração de Mari Kostenko em Kiev)