Militares alemães são criticados por resgatar apenas sete pessoas de Cabul
A400M sobrevoou por horas o Afeganistão, mas levou apenas cinco cidadãos alemães, um outro europeu e um afegão
Os militares alemães foram criticados por resgatar apenas sete pessoas de Cabul em seu primeiro voo de saída do Afeganistão.
Os sete passageiros incluíam cinco cidadãos alemães, um europeu e um afegão, de acordo com um porta-voz do Exército alemão.
Depois de horas circulando no ar devido a uma situação caótica no solo, o A400M poderia pousar brevemente, levar alguns convidados e voar em direção a Tashkent, no Uzbequistão, explicou o porta-voz.
O porta-voz disse ainda que não havia mais gente por perto para evacuar quando pousaram, visto que chegaram à noite e que os Estados Unidos já controlavam o Aeroporto Internacional Hamid Karzai.
Os Estados Unidos cercaram o lado militar do aeroporto ontem (16), depois que milhares de afegãos se reuniram na pista em uma tentativa de deixar o país, enquanto o Taleban controla quem pode realmente entrar no aeroporto. O lado comercial do aeroporto não está operacional.
O avião descarregou as tropas alemãs que viajavam para ajudar no esforço de evacuação nos próximos dias e partiu rapidamente, acrescentou o porta-voz.
Linha do tempo do Talibã
O exército alemão está esperando em Tashkent para enviar o próximo avião para Cabul.
Fotos: a crise no Afeganistão
[cnn_galeria id_galeria=”456997″/]
Texto traduzido. Leia o original em inglês.