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    Milei suspende verba pública para publicidade na mídia por um ano

    Entorno do novo presidente da Argentina vê medida como mistura de corte de gastos com promessa de campanha

    Raquel Landimda CNN , São Paulo

    A decisão de Javier Milei de suspender por um ano qualquer propaganda oficial é uma mistura de corte de gasto com promessa de campanha, avaliam fontes próximas ao presidente da Argentina.

    A primeira razão da medida, anunciada nesta manhã pelo porta-voz da Presidência, é a mais absoluta falta de recursos. “No hay plata”, repetiu Milei várias vezes durante a campanha. O país se prepara para um intenso arrocho fiscal.

    A segunda é uma promessa de campanha, que remete ao liberalismo e também a bandeiras da direita de ataque à imprensa compartilhadas por líderes como Jair Bolsonaro e Donald Trump.

    Por princípio, Milei defende que as empresas de comunicação têm que sobreviver sem apoio do Estado, para evitar pressões editoriais indevidas.

    Na campanha, Milei também criticou o que chama em espanhol de “ensombrados” — jornalistas “de envelope”, que seriam supostamente pagos para defender um espectro político.

    Milei prometeu ainda acabar com os canais públicos de informação como a C5N, uma TV pública com programação fortemente kirchnerista.

    No Brasil, o ex-presidente Jair Bolsonaro também havia se comprometido a fechar a EBC na época da campanha eleitoral, mas voltou atrás.

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