Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Membros da Casa Branca denunciaram o último tuíte de Trump em 6 de janeiro

    "Vão para casa com amor e em paz. Lembrem-se deste dia para sempre!", escreveu o ex-presidente dos EUA no dia do ataque ao Capitólio

    Holmes Lybrandda CNN

    Durante a audiência de quinta-feira (21), o seleto comitê da Câmara, nos Estados Unidos, reproduziu várias entrevistas gravadas com funcionários da Casa Branca denunciando o último tuíte do então presidente Donald Trump em 6 de janeiro de 2021, quando ele disse aos manifestantes que eles deveriam se lembrar daquele dia para sempre.

    “Isto é o que acontece quando uma vitória eleitoral sagrada é tão sem cerimônia e cruelmente despojada de grandes patriotas que foram injustamente mal tratados por tanto tempo”, tuitou Trump às 18h01 de 6 de janeiro. Vão para casa com amor e em paz. Lembrem-se deste dia para sempre!”

    Tuíte de Donald Trump, em 6 de janeiro, dia do ataque ao Capitólio dos EUA / Reprodução
    Tuíte de Donald Trump, em 6 de janeiro, dia do ataque ao Capitólio dos EUA / Reprodução

    A ex-vice-secretária de imprensa Sarah Matthews, que renunciou naquele dia, disse ao comitê que o tuíte pesou ainda mais na sua decisão de deixar a Casa Branca. “Eu pensei que 6 de janeiro de 2021 era um dos dias mais sombrios da história de nossa nação, e o presidente Trump estava tratando isso como uma ocasião comemorativa com esse tuíte”, disse Matthews.

    Nicholas Luna, um ex-assessor da Casa Branca que trabalhou em estreita colaboração com o presidente Trump, disse ao comitê, em uma entrevista gravada durante a audiência de quinta-feira, que disse a Trump que o tuíte “levaria alguns a acreditar que potencialmente ele tinha algo a ver com os eventos que aconteceram no Capitólio”.

    “Não acho que seja um ato patriótico atacar o Capitólio”, disse Tim Murtaugh, diretor de comunicações da campanha presidencial de Trump 2020, ao comitê em vídeo exibido na audiência. “(E) eles invadiram, destruíram propriedades e atacaram o Capitólio dos EUA.”

    O conselheiro de Trump na Casa Branca, Pat Cipollone, disse ao comitê que o ataque ao Capitólio “não pode ser justificado de forma alguma” e Greg Jacob, conselheiro-chefe do ex-vice-presidente Mike Pence, disse que o tuíte de Trump “foi inapropriado”.

    “Na minha opinião, foi um dia que deve ser lembrado na infâmia. Esse não foi o teor deste tuíte”, disse Jacob.

    Tópicos