Manifestantes protestam a favor da Palestina na Avenida Paulista, em SP
Protesto pedia a criação de um Estado palestino e o fim dos ataques de Israel à Faixa de Gaza
Um protesto organizado por manifestantes que militam em prol da causa Palestina tomou a Avenida Paulista, na altura da Praça Oswaldo Cruz, em São Paulo, neste domingo (22).
O local, que é um tradicional ponto de encontro para manifestações, estava tomado por militantes pró-Palestina, que empunhavam bandeiras do país e, entre outras coisas, pediam a formação de um Estado palestino no Oriente Médio e o fim dos ataques israelenses à Faixa de Gaza.
A ofensiva de Israel começou no dia 7 de outubro, em resposta aos atos terroristas do grupo radical islâmico Hamas que surpreenderam o país.
A Avenida Paulista, que tradicionalmente fica fechada para o trânsito de carros aos domingo em função do programa Ruas Abertas, da Prefeitura de São Paulo, tinha fluxo de veículos regular. A Polícia Militar destacou um efetivo para acompanhar o protesto e garantir a segurança dos manifestantes.
Segundo a Federação Árabe-Palestina do Brasil, cerca de 60 mil imigrantes e refugiados palestinos vivem hoje no Brasil — e a maior parte deles mora na capital paulista.
Veja também: Manifestantes protestam a favor da Palestina no mundo
Solução de Dois Estados
A ideia da solução de Dois Estados parece bastante simples — um Estado israelense e um Estado palestino, existindo lado a lado em paz.
Esse tem sido o objetivo da comunidade internacional há décadas, desde o Plano de Partição da ONU de 1947, e muitas nações dizem que é a única forma de sair do conflito. Mas o progresso na consecução do objetivo não foi nada fácil e estagnou nos últimos anos.
Os dois lados não conseguiram chegar a um acordo sobre várias questões fundamentais para a solução. Ambos reivindicam partes, senão toda, da cidade santa de Jerusalém como sua capital.
Eles discutem onde traçar fronteiras e continuam a entrar em conflito sobre os colonatos israelitas em território ocupado. Além disso, o que acontece aos refugiados palestinos que fugiram do que hoje é Israel após a guerra de 1948 é um ponto de discórdia.
Veja imagens da guerra entre Israel e Hamas
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”3485857″ title_galeria=”Veja imagens do conflito entre Israel e Hamas”/]