Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mais de 1,2 milhão de refugiados deixaram a Ucrânia, diz ONU

    Maioria das pessoas que fogem do país cruzam a fronteira para a Polônia

    Da CNN

    Desde o início da invasão russa à Ucrânia, no dia 24 de fevereiro, até a última quinta-feira (3), mais de 1,2 milhão de refugiados deixaram a Ucrânia, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

    Ao todo, 1.209.976 refugiados fugiram do país em menos de dez dias de conflito. Mais da metade da população que deixou a Ucrânia cruzou a fronteira para a Polônia.

    Outra grande parte foi para outros países vizinhos, incluindo Hungria, Eslováquia, Moldova e Romênia.

    O Acnur ainda informou que mais de um milhão partiu apenas na primeira semana, e muitos outros estão “em movimento dentro e fora do país”, com muitas famílias deslocadas internamente mudando de cidade.

    Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o conflito entre Ucrânia e Rússia também causou o deslocamento de pelo menos meio milhão de crianças que já fugiram da Ucrânia para países vizinhos.

    Em entrevista à CNN, o porta-voz da Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Luiz Fernando Godinho, explicou as ações humanitárias da agência aos refugiados que já deixaram a Ucrânia após invasão de forças militares russas.

    “Estamos presentes em todos os países da região da vizinhança, dando apoio. As ações emergenciais estão sendo concentradas no abrigamento dessas pessoas e na distribuição de itens de necessidades básicas, como colchonetes, cobertores, itens de higiene, todo tipo de item que as pessoas precisam receber no primeiro momento”, afirmou.

    Tópicos