Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Maioria dos suecos apoia adesão do país à Otan, indica pesquisa de opinião

    Com a contínua invasão russa da Ucrânia, parcela da população favorável à participação na aliança militar cresceu nas últimas semanas

    Niklas Pollardda Reuters

    Uma crescente maioria de suecos é a favor da adesão do país à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mostrou uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (20), enquanto parlamentares tanto na Suécia quanto na Finlândia avaliam se a invasão da Ucrânia pela Rússia deve levar ao fim de décadas de neutralidade militar.

    A pesquisa da Demoskop, encomendada pelo jornal Aftonbladet, mostrou que 57% dos suecos são a favor da adesão à Otan, ante 51% em março. Aqueles que se opõem à adesão caíram de 24% para 21%, enquanto os indecisos caíram de 25% para 22%.

    A enquete de março foi a primeira a mostrar a maioria dos suecos a favor da adesão à Otan.

    A Suécia não participa de guerras desde a época de Napoleão e construiu sua política de neutralidade com base na “não participação em alianças militares”.

    Mas, assim como a Finlândia, a invasão russa da Ucrânia forçou uma reflexão radical. Ambos os países são agora vistos como altamente dispostos a aderir à aliança de 30 nações.

    O governo da Suécia está revisando a política de segurança com um relatório previsto para ser divulgado no fim de maio e os social-democratas no poder estão realizando um debate interno sobre a participação na Otan.

    Tópicos