Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Maior avanço militar da Rússia é ao sul de Mariupol, diz Reino Unido

    Relatório do Ministério da Defesa britânico afirma que os russos continuam enfrentando dificuldades logísticas

    Amy Cassidyda CNN , Londres

    A maioria dos ganhos militares da Rússia perto de Mariupol está nas áreas do sul, de acordo com a última atualização de inteligência do Reino Unido.

    “A Rússia ganhou mais terreno no sul, nas proximidades de Mariupol, onde a luta continua enquanto os russos tentam tomar o controle do porto”, disse o Ministério da Defesa do Reino Unido no Twitter na segunda-feira (28).

    Além de seu relatório, o ministério disse que “não houve mudança significativa nas disposições das Forças Russas na Ucrânia ocupada”.

    “A escassez logística foi agravada por uma contínua falta de impulso e moral entre os militares russos e combates agressivos dos ucranianos”, continuou.

    Mariupol tem sido o principal alvo dos russos devido ao seu porto estratégico, tendo sofrido bombardeios constantes desde o início da invasão.

    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chamou no domingo o cerco russo ao porto de “catástrofe humanitária”, alegando que as forças russas levaram mais de 2.000 crianças para fora da cidade como parte do que autoridades ucranianas descreveram como uma onda de deportações de civis para a Rússia.

    Os russos acusam tropas neonazistas e nacionalistas de usar a população de Mariupol como escudo, além de impedir a saída de civis.

     

    Tópicos