Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Macron pode visitar a Ucrânia após decisão sobre candidatura do país à UE

    Presidente francês foi criticado recentemente por líderes ucranianos por dizer que "não devemos humilhar a Rússia" em nome de buscar uma saída diplomática para a guerra

    Xiaofei XuElias Lemercierda CNN

    Em Paris

    O presidente francês Emmanuel Macron pode fazer sua primeira visita à Ucrânia desde a invasão russa, após a decisão da União Europeia sobre a candidatura de Kiev para integrar o bloco — que deve ser divulgada no fim do mês de junho — conforme informou uma fonte do Palácio do Eliseu a jornalistas nesta sexta-feira (10).

    “Estamos esperando a comissão nos dar sua opinião. A decisão pode ser de conceder o status de candidata à Ucrânia”, disse a fonte.

    “Vamos definir o momento da visita conforme esses parâmetros”, acrescentou.

    O funcionário do palácio enfatizou que Macron quer visitar a Ucrânia da maneira mais útil possível ao país invadido. Desde que a Rússia iniciou sua operação militar na Ucrânia, muitos líderes ocidentais visitaram o país, incluindo o primeiro-ministro britânico Boris Johnson e a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi. No entanto, Macron ainda não viajou à capital ucraniana, apesar do papel ativo que assumiu durante a crise.

    Macron foi criticado recentemente por líderes ucranianos, devido a comentários nos quais afirmou que “não devemos humilhar a Rússia” em nome de uma resolução diplomática.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original