Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Macron é favorito, mas eleição de Le Pen no 2º turno não é impossível, diz professor

    Kai Enno Lehmann afirmou à CNN Rádio que resultado de um provável segundo turno será acirrado

    Emmanuel Macron apresenta programa de governo visando as eleições presidenciais
    Emmanuel Macron apresenta programa de governo visando as eleições presidenciais Aurelien Meunier/Getty Images

    Amanda GarciaProduzido por Bel Camposda CNN

    A população francesa vai às urnas no próximo domingo (10) para eleger o próximo presidente da República. As pesquisas de intenção de voto colocam o atual mandatário, Emmanuel Macron, à frente de Marine Le Pen, embora ela esteja em ascensão no momento.

    À CNN Rádio, o professor de Relações Internacionais da USP, Kai Enno Lehmann, vê a decisão em um 2º turno como o cenário “mais provável”.

    Neste momento, ele ainda avalia que, quando a guerra na Ucrânia começou e Macron tomou a frente como mediador, ele subiu na opinião pública.

    “Depois disso, não mais, ele perdeu pontos percentuais ao longo das últimas quatro semanas.”“O conflito trouxe como impacto um problema de inflação na Europa inteira”, lembrou.

     

    O fato de Macron ter se dedicado à guerra, para Lehmann, fez com que ele “entrasse na campanha muito tarde”: “Le Pen está há muito tempo fazendo campanha.”

    Kai Enno acredita ser “improvável” que a candidata de extrema direita ganhe, mas “não impossível”.

    “A grande diferença no segundo turno vai ser a disputa entre dois candidatos que vão investir muito mais do que Macron tem feito na campanha, ele vai ter que trabalhar de forma dura para conquistar os eleitores da extrema esquerda e antigos tradicionais, se conseguir conquistá-los, vai ganhar, mas vai ser apertado”, disse.