Lula e Janja visitam pirâmides de Gizé em primeiro dia de viagem oficial ao Egito
Dupla fez a visita acompanhados de um tradutor e do egiptologista e ex-ministro das Antiguidades do Egito, Khaled al-Anani
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja, visitaram, nesta quarta-feira (14), as pirâmides de Gizé, no Cairo.
A agenda particular foi o único compromisso oficial do presidente durante o primeiro dia da viagem oficial ao Egito.
Lula e Janja fizeram a visita acompanhados de um tradutor e do egiptologista e ex-ministro das Antiguidades do Egito, Khaled al-Anani.
Datadas de mais de 4.500 anos, as pirâmides de Gizé são as mais antigas das sete maravilhas do mundo antigo.
Localizados no subúrbio da capital egípcia do Cairo, a Necrópole de Gizé é considerada patrimônio da Unesco e recebe milhões de visitantes anualmente.
O presidente desembarcou no Cairo por volta das 4h (horário de Brasília) desta quarta-feira. No país, ele deve ainda se reunir com o presidente Abdul Fatah al-Sisi.
Segundo o Itamaraty, Lula deve abordar problemas relacionados ao conflito entre Israel e Hamas.
Deverão também ser assinados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação. Mudança climática e reforma das organizações internacionais são outros prováveis temas de discussão.
Após o Egito, Lula seguirá viagem para a Etiópia, onde terá reuniões bilaterais e participará como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África.
Deverão também ser assinados acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação.
A viagem é a primeira do presidente para fora do país neste ano e a segunda para a África neste mandato, em um gesto que demonstra o interesse do Brasil numa relação mais profunda com economias emergentes.