Lula deve abordar acordo Mercosul-União Europeia na Espanha, diz especialista
À CNN Rádio, Carolina Pavese, doutora em Relações Internacionais, afirmou que visita do presidente Lula tem “bom timing” para avançar na parceria
Depois de cumprir agenda em Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de terça-feira (25), terá compromissos na Espanha.
À CNN Rádio, a doutora em Relações Internacionais Carolina Pavese avaliou que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia estará na pauta do mandatário brasileiro.
Ela explicou que a Espanha ocupará a presidência rotativa do Conselho da União Europeia, que define a agenda a ser priorizada.
“Cada vez que um país assume o posto, traça as prioridades de trabalho, por isso a viagem estratégica para colocar o acordo na pauta, para que a Espanha priorize o tema para maior discussão”, disse.
Dessa forma, portanto, “há bom timing para essa visita”, já que “a Espanha terá papel importante nesse acordo.”
Segundo Carolina Pavese, o acordo Mercosul-UE é “bem complicado”, com 20 anos para ser negociado e que envolve diversas áreas de discussão.
“Há a questão do comércio, com a questão de sustentabilidade, além de cobrança de cooperação política e técnica”, disse.
Ao mesmo tempo, espera-se que em julho o acordo entre na fase de ratificação, “que envolve mais de 31 países.”
“Isso passa, no caso da União Europeia, por mais de três dezenas de parlamentos que precisam discutir e aprovar, sem limite de tempo para concluir”, completou.
Na opinião de Pavese, “vai levar anos até que vejamos a ratificação e o acordo em vigor”.
*Com produção de Isabel Campos