Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula defende criação de IA para Sul Global “competir com os mais ricos”

    Presidente destacou que tecnologia transformará radicalmente modo de vida e que é necessário compartilhar benefícios

    Tiago TortellaSalvador Stranoda CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a criação de uma inteligência artificial para o Sul Global para que seja possível “competir com os países mais ricos”. A fala foi feita durante evento da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

    Segundo o petista, será necessário que a OIT trabalhe junto à ONU e a países para que “a gente construa um projeto de Inteligência Artificial que seja do Sul Global, para que a gente possa competir com os países mais ricos, que, ao criar a Inteligência Artificial, tentam manipular o restante da humanidade”.

    “A inteligência artificial nada mais é do que a esperteza de algumas empresas que acumulam conhecimento de todos os seres humanos. E com a acumulação desses dados sem pagar um único centavo de dólar ao povo, eles conseguem fazer o que estão fazendo no mundo”, disse.

    “É uma tarefa revolucionária a gente tentar mudar esse quadro”, comentou Lula.

    Assim, o presidente ressaltou que  a inteligência artificial transformará radicalmente o modo de vida, sendo necessário atuar para que os benefícios cheguem a todos e “não apenas nos mesmos países que ficam sempre com a parte melhor”.

    A própria OIT classifica as ferramentas de IA e os avanços da robótica como forças que devem mudar profundamente o mercado de trabalho nos próximos anos.

    Taxação de super-ricos

    Em outro momento de sua fala, Lula defendeu a reforma do sistema financeiro global como uma ferramenta de diminuição da desigualdade no mundo.

    “A mão invisível do mercado só agrava a desigualdade. O crescimento da produtividade não tem sido acompanhado pelo crescimento dos salários, gerando insatisfação e muita polarização”, destacou.

    “O Brasil está impulsionando a proposta de taxação dos super-ricos na pauta do G20. Nunca antes o mundo teve tantos bilionários. Estamos falando de 3 mil pessoas que detêm quase US$ 15 trilhões”, pontuou Lula.

    Veja outros destaques do discurso do presidente brasileiro nesta matéria.

    Assista ao discurso completo de Lula:

    Tópicos