Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula cumprimenta papa por defender paz na Ucrânia e faz convite para visita ao Brasil

    Presidente e o pontífice conversaram por ligação nesta quarta-feira (31)

    Lula e o papa estiveram juntos pela última vez em fevereiro de 2020, no Vaticano
    Lula e o papa estiveram juntos pela última vez em fevereiro de 2020, no Vaticano Fotos: Ricardo Stuckert/Guglielmo Mangiapane

    Lucas Rochada CNN

    em São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com o papa Francisco por ligação nesta quarta-feira (31). Lula publicou mensagem no Twitter sobre o encontro com o pontífice.

    “Cumprimentei o Papa pelos esforços na defesa na paz na Ucrânia e no combate à pobreza. Agradeci os gestos na defesa da democracia em nosso país nos últimos anos. Devemos ter uma audiência no Vaticano nos próximos meses e convidei o Santo Padre para visitar o Brasil”, disse o presidente.

    A última vinda papa ao Brasil completará 10 anos em julho. No país, o pontífice participou das cerimônias da Jornada Mundial da Juventude, que reuniu milhares de pessoas na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, Francisco também esteve na basílica de Aparecida, a padroeira do país.

    Lula e o papa estiveram juntos pela última vez em fevereiro de 2020, no Vaticano.

    Em entrevista à TV argentina, no final de março deste ano, Francisco voltou a afirmar que o presidente brasileiro foi condenado e preso, em 2018, sem provas concretas.

    O pontífice considerou injusto o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016, a quem chamou de “excelente mulher”.

    (Com informações de Pedro Teixeira, da CNN)