Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Liz Truss ganha apoio de ex-adversária em disputa para ser premiê britânica

    Ministra do Comércio, Penny Mordaunt, foi a última concorrente a ser eliminada em uma série de votações dos parlamentares do Partido Conservador

    Michael Holdenda Reuters

    A campanha da ex-secretária de Relações Exteriores do Reino Unido Liz Truss para se tornar a próxima primeira-ministra do país ganhou um importante empurrão nesta segunda-feira (1º) com o apoio de uma parlamentar que também estava na disputa para substituir o premiê Boris Johnson.

    A ministra do Comércio, Penny Mordaunt, foi a última concorrente a ser eliminada em uma série de votações dos parlamentares do Partido Conservador antes da decisão final, perdendo para Truss por apenas oito votos.

    Membros do partido irão decidir agora o próximo líder conservador e primeiro-ministro entre Truss e o ex-ministro das Finanças Rishi Sunak.

    Truss é a favorita para suceder Johnson, de acordo com as pesquisas de opinião.

    “Fiquei em terceiro nessa disputa, e devo a todos vocês ser um guia, e não um catavento, então já fiz a minha escolha”, afirmou Mordaunt em um evento no sudoeste da Inglaterra.

    “Eu já vi o suficiente para saber que a pessoa na qual vou depositar a minha fé é Liz Truss”.

    Mordaunt se junta a outros ministros que apoiaram Truss nos últimos dias, incluindo o secretário de Defesa, Ben Wallace, e o ministro das Finanças, Nadhim Zahawi.

    Sunak era visto inicialmente como um favorito para substituir Johnson quando ajudou a conduzir a economia durante os estragos da pandemia de Covid-19, mas tem tido dificuldades para fazer progresso contra Truss.

    Tópicos