Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líderes mundiais parabenizam Joe Biden e Kamala Harris

    Nas redes sociais, chefes de Estado de diversos países enviaram mensagens para os democratas e se mostraram ansiosos para cooperar com o novo governo dos EUA

    Da CNN

    Líderes mundiais de todos os continentes parabenizaram o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, neste sábado (7), após a CNN projetar a vitória democrata na eleição de 2020. O presidente Jair Bolsonaro e governo brasileiro ainda não se manifestaram

    O líder canadense Justin Trudeau enfatizou a estreita aliança entre o Canadá e os Estados Unidos em seus comentários. “Parabéns Joe Biden e Kamala Harris”, escreveu Trudeau no Twitter.

    “Nossos dois países são amigos próximos, parceiros e aliados. Compartilhamos um relacionamento que é único no cenário mundial. Estou realmente ansioso para trabalhar juntos e desenvolver isso com vocês dois.”

    Assista e leia também:
    Governo brasileiro já se divide sobre reconhecimento a Biden
    Democratas mantêm Câmara e republicanos, Senado, diz projeção da CNN

    Na Europa, as reações foram lideradas por políticos do Reino Unido. “Parabéns para Joe Biden por sua eleição como presidente dos Estados Unidos e para Kamala Harris, por sua conquista histórica”, escreveu o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, no Twitter.

    Angela Merkel, chanceler da Alemanha; o presidente francês, Emmanuel Macron, e os líderes da Espanha, Irlanda e da Escócia também estão entre os que se manifestaram. Prefeitos e ministros da região também fizeram publicações em reconhecimento à vitória em suas redes sociais.

    “Estou ansiosa por trabalhar com o Presidente Biden. Nossa amizade transatlântica é indispensável se queremos lidar com os grandes desafios de nosso tempo”, escreveu Merkel em uma declaração publicada por meio das redes sociais do porta-voz do governo, Steffen Seibert. 

    Merkel, primeira mulher a liderar a Alemanha, também parabenizou Kamala Harris por ser “a primeira vice-presidente mulher eleita da história de seu país”.

    Macron, da França, parabenizou os dois vencedores em sua conta no Twitter: “Temos muito a fazer para superar os desafios atuais. Vamos trabalhar juntos!”, escreveu.

    “Parabéns a @JoeBiden e @KamalaHarris”, escreveu o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez. “Desejamos boa sorte e tudo de melhor. Estamos ansiosos para cooperar com vocês para enfrentar os desafios ao nosso redor”, disse ele.”

    “Quero parabenizar o novo presidente eleito dos EUA [Joe Biden]”, tuitou o primeiro-ministro irlandês Micheál Martin após o resultado ser divulgado.

    Assista e leia também:
    ‘Não há qualquer evidência de fraude’, diz membro da Comissão Eleitoral nos EUA
    Biden: “É hora de superar a raiva e discursos extremos e se unir como uma nação”

    Martin também fez referência à herança irlandesa-americana de Biden, acrescentando: “Joe Biden tem sido um verdadeiro amigo desta nação ao longo de sua vida e estou ansioso para trabalhar com ele nos próximos anos. Também espero recebê-lo de volta em casa quando as circunstâncias permitirem!”

    O ministro da saúde da Irlanda, Simon Coveney, disse que o governo do país espera “trabalhar com uma presidência [Biden / Harris] para sustentar e fortalecer as relações irlandês-americanas e muito mais”.

    A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, parabenizou os dois e destacou o fato de a vice-presidente ser uma “mulher – e a primeira mulher negra –” na Casa Branca.

    Na França, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, também reagiu no Twitter, declarando “Bem-vinda de volta América!” 

    “Como estamos prestes a comemorar o 5º aniversário do Acordo de Paris, esta vitória simboliza nossa necessidade de agirmos juntos mais do que nunca, em vista da emergência climática”, escreveu ela. Os EUA abandonaram o acordo histórico no início desta semana.

    Já o prefeito de Londres, Sadiq Khan, usou sua conta no Facebook para comentar a vitória democrata.

    “Parabéns Joe Biden e Kamala Harris pela muito merecida vitória. Londres está ansiosa para trabalhar com vocês – está na hora de voltar a construir pontes, não muros”, escreveu Khan.

    Assista e leia também:
    Joe Biden altera biografia no Twitter e Instagram para ‘presidente-eleito’
    Trump diz que eleição está ‘longe do fim’ e promete processo judicial na segunda
    Os desafios econômicos que Joe Biden precisa enfrentar no comando dos EUA

    O ministro de relações exteriores da Alemanha, Heiko Maas, usou sua conta no Twitter para parabenizar os democratas.

    “É bom que finalmente tenhamos alguns números claros. Estamos ansiosos para trabalhar com o próximo governo dos EUA. Queremos investir em nossa cooperação para um novo começo transatlântico, um novo acordo.”

    Em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reagiu durante a madrugada e vários políticos do país parabenizaram Biden e Harris.

    “Parabéns Joe Biden e Kamala Harris. Joe, temos um relacionamento pessoal longo e caloroso há quase 40 anos e eu o conheço como um grande amigo de Israel. Estou ansioso para trabalhar com vocês dois para fortalecer ainda mais a aliança especial entre os EUA e Israel”, escreveu o premiê em seu Twitter.

     

    “Parabéns ao meu amigo presidente eleito Joe Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris. O relacionamento entre nossos países é baseado em valores profundamente arraigados e interesses compartilhados críticos que eu sei que estarão no cerne de sua administração”, disse o líder da oposição israelense, Yair Lapid.

    Amir Peretz, líder do Partido Trabalhista e ministro da coalizão de governo de Netanyahu, também refletiu sobre o governo Trump em seus comentários.

    “Felicito a eleição do presidente Joe Biden e desejo-lhe sucesso”, escreveu Peretz no Twitter.

    “Agradeço [o presidente] Trump por trazer conquistas como amigo de Israel, como os acordos de paz. Os Estados Unidos mais uma vez provaram que a democracia é a base da existência do estado.”

    América Latina 

    Na América Latina, os presidentes chileno, Sebástian Piñera, e argentino, Alberto Fernández, também fizeram publicações parabenizando Biden e Kamala. 

    “O Chile e os Estados Unidos compartilham valores como a liberdade, a defesa dos direitos humanos e desafios como a paz e a proteção do meio ambiente”, escreveu Piñera. 

    “Parabenizo o povo americano pelo recorde de participação nas eleições, uma clara expressão da vontade popular”, disse Fernández, que também destacou a vitoria de Kamala como primeira vice-presidente mulher do país.

    (Com informações de Zamira Rahim e Martin Goillandeau, da CNN)