Líderes mundiais parabenizam Joe Biden e Kamala Harris
Nas redes sociais, chefes de Estado de diversos países enviaram mensagens para os democratas e se mostraram ansiosos para cooperar com o novo governo dos EUA
Líderes mundiais de todos os continentes parabenizaram o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, neste sábado (7), após a CNN projetar a vitória democrata na eleição de 2020. O presidente Jair Bolsonaro e governo brasileiro ainda não se manifestaram.
O líder canadense Justin Trudeau enfatizou a estreita aliança entre o Canadá e os Estados Unidos em seus comentários. “Parabéns Joe Biden e Kamala Harris”, escreveu Trudeau no Twitter.
Congratulations, @JoeBiden and @KamalaHarris. Our two countries are close friends, partners, and allies. We share a relationship that’s unique on the world stage. I’m really looking forward to working together and building on that with you both.
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) November 7, 2020
“Nossos dois países são amigos próximos, parceiros e aliados. Compartilhamos um relacionamento que é único no cenário mundial. Estou realmente ansioso para trabalhar juntos e desenvolver isso com vocês dois.”
Assista e leia também:
Governo brasileiro já se divide sobre reconhecimento a Biden
Democratas mantêm Câmara e republicanos, Senado, diz projeção da CNN
Na Europa, as reações foram lideradas por políticos do Reino Unido. “Parabéns para Joe Biden por sua eleição como presidente dos Estados Unidos e para Kamala Harris, por sua conquista histórica”, escreveu o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, no Twitter.
Angela Merkel, chanceler da Alemanha; o presidente francês, Emmanuel Macron, e os líderes da Espanha, Irlanda e da Escócia também estão entre os que se manifestaram. Prefeitos e ministros da região também fizeram publicações em reconhecimento à vitória em suas redes sociais.
Congratulations @JoeBiden and @KamalaHarris pic.twitter.com/xrpE99W4c4
— Boris Johnson (@BorisJohnson) November 7, 2020
“Estou ansiosa por trabalhar com o Presidente Biden. Nossa amizade transatlântica é indispensável se queremos lidar com os grandes desafios de nosso tempo”, escreveu Merkel em uma declaração publicada por meio das redes sociais do porta-voz do governo, Steffen Seibert.
Merkel, primeira mulher a liderar a Alemanha, também parabenizou Kamala Harris por ser “a primeira vice-presidente mulher eleita da história de seu país”.
Macron, da França, parabenizou os dois vencedores em sua conta no Twitter: “Temos muito a fazer para superar os desafios atuais. Vamos trabalhar juntos!”, escreveu.
“Parabéns a @JoeBiden e @KamalaHarris”, escreveu o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez. “Desejamos boa sorte e tudo de melhor. Estamos ansiosos para cooperar com vocês para enfrentar os desafios ao nosso redor”, disse ele.”
Chancellor #Merkel congratulates @JoeBiden and @KamalaHarris. #Election2020 pic.twitter.com/A9Vwy1XYAR
— Steffen Seibert (@RegSprecher) November 7, 2020
The Americans have chosen their President. Congratulations @JoeBiden and @KamalaHarris! We have a lot to do to overcome today’s challenges. Let's work together!
— Emmanuel Macron (@EmmanuelMacron) November 7, 2020
“Quero parabenizar o novo presidente eleito dos EUA [Joe Biden]”, tuitou o primeiro-ministro irlandês Micheál Martin após o resultado ser divulgado.
Assista e leia também:
‘Não há qualquer evidência de fraude’, diz membro da Comissão Eleitoral nos EUA
Biden: “É hora de superar a raiva e discursos extremos e se unir como uma nação”
Martin também fez referência à herança irlandesa-americana de Biden, acrescentando: “Joe Biden tem sido um verdadeiro amigo desta nação ao longo de sua vida e estou ansioso para trabalhar com ele nos próximos anos. Também espero recebê-lo de volta em casa quando as circunstâncias permitirem!”
O ministro da saúde da Irlanda, Simon Coveney, disse que o governo do país espera “trabalhar com uma presidência [Biden / Harris] para sustentar e fortalecer as relações irlandês-americanas e muito mais”.
A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, parabenizou os dois e destacou o fato de a vice-presidente ser uma “mulher – e a primeira mulher negra –” na Casa Branca.
The first woman in the White House – and the first woman of colour too. This is a big and special moment. https://t.co/TcMwoVBDAL
— Nicola Sturgeon (@NicolaSturgeon) November 7, 2020
Na França, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, também reagiu no Twitter, declarando “Bem-vinda de volta América!”
“Como estamos prestes a comemorar o 5º aniversário do Acordo de Paris, esta vitória simboliza nossa necessidade de agirmos juntos mais do que nunca, em vista da emergência climática”, escreveu ela. Os EUA abandonaram o acordo histórico no início desta semana.
Welcome back America! Congratulations to @JoeBiden and @KamalaHarris for their election! While we are about to celebrate the 5th anniversary of the Paris Agreement, this victory symbolizes our need to act together more than ever, in view of climate emergency. ????#Election2020
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) November 7, 2020
Já o prefeito de Londres, Sadiq Khan, usou sua conta no Facebook para comentar a vitória democrata.
“Parabéns Joe Biden e Kamala Harris pela muito merecida vitória. Londres está ansiosa para trabalhar com vocês – está na hora de voltar a construir pontes, não muros”, escreveu Khan.
Assista e leia também:
Joe Biden altera biografia no Twitter e Instagram para ‘presidente-eleito’
Trump diz que eleição está ‘longe do fim’ e promete processo judicial na segunda
Os desafios econômicos que Joe Biden precisa enfrentar no comando dos EUA
O ministro de relações exteriores da Alemanha, Heiko Maas, usou sua conta no Twitter para parabenizar os democratas.
“É bom que finalmente tenhamos alguns números claros. Estamos ansiosos para trabalhar com o próximo governo dos EUA. Queremos investir em nossa cooperação para um novo começo transatlântico, um novo acordo.”
Gut, dass es endlich klare Zahlen gibt. Wir freuen uns auf die Zusammenarbeit mit der nächsten US-Regierung. Wir wollen in unsere Zusammenarbeit investieren, für einen transatlantischen Neuanfang, einen New Deal. #Election2020 #Election2020results
— Heiko Maas ???? (@HeikoMaas) November 7, 2020
Em Israel, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu reagiu durante a madrugada e vários políticos do país parabenizaram Biden e Harris.
“Parabéns Joe Biden e Kamala Harris. Joe, temos um relacionamento pessoal longo e caloroso há quase 40 anos e eu o conheço como um grande amigo de Israel. Estou ansioso para trabalhar com vocês dois para fortalecer ainda mais a aliança especial entre os EUA e Israel”, escreveu o premiê em seu Twitter.
Congratulations @JoeBiden and @KamalaHarris. Joe, we’ve had a long & warm personal relationship for nearly 40 years, and I know you as a great friend of Israel. I look forward to working with both of you to further strengthen the special alliance between the U.S. and Israel.
— Benjamin Netanyahu (@netanyahu) November 8, 2020
“Parabéns ao meu amigo presidente eleito Joe Biden e a vice-presidente eleita Kamala Harris. O relacionamento entre nossos países é baseado em valores profundamente arraigados e interesses compartilhados críticos que eu sei que estarão no cerne de sua administração”, disse o líder da oposição israelense, Yair Lapid.
Amir Peretz, líder do Partido Trabalhista e ministro da coalizão de governo de Netanyahu, também refletiu sobre o governo Trump em seus comentários.
“Felicito a eleição do presidente Joe Biden e desejo-lhe sucesso”, escreveu Peretz no Twitter.
“Agradeço [o presidente] Trump por trazer conquistas como amigo de Israel, como os acordos de paz. Os Estados Unidos mais uma vez provaram que a democracia é a base da existência do estado.”
América Latina
Na América Latina, os presidentes chileno, Sebástian Piñera, e argentino, Alberto Fernández, também fizeram publicações parabenizando Biden e Kamala.
“O Chile e os Estados Unidos compartilham valores como a liberdade, a defesa dos direitos humanos e desafios como a paz e a proteção do meio ambiente”, escreveu Piñera.
“Parabenizo o povo americano pelo recorde de participação nas eleições, uma clara expressão da vontade popular”, disse Fernández, que também destacou a vitoria de Kamala como primeira vice-presidente mulher do país.
Felicitaciones @JoeBiden, próximo Presidente de Estados Unidos y a @KamalaHarris, por su triunfo en las elecciones. Chile y Estados Unidos compartimos valores como la libertad, la defensa de los derechos humanos y desafíos como la paz y la protección del medio ambiente.
— Sebastian Piñera (@sebastianpinera) November 7, 2020
Felicito al pueblo estadounidense por el récord de participación en las elecciones, una clara expresión de la voluntad popular.
Saludo a @JoeBiden, próximo presidente de los Estados Unidos, y a @KamalaHarris, que será la primera vicepresidenta mujer de ese país. pic.twitter.com/FyfD1BvALB
— Alberto Fernández (@alferdez) November 7, 2020
(Com informações de Zamira Rahim e Martin Goillandeau, da CNN)