Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líderes mundiais condenam tentativa de assassinato de premiê da Eslováquia

    Robert Fico foi baleado e corre risco de morrer

    Da Reuters

    Vários líderes mundiais o condenaram o ataque ao primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, nesta quarta-feira (15). O premiê foi baleado durante um compromisso oficial e corre risco de morrer.

    O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ofereceu ajuda dos EUA à Eslováquia, dizendo num comunicado: “Condenamos este horrível ato de violência”.

    Descrevendo o ataque como um crime “monstruoso”, Putin disse num telegrama enviado à presidente da Eslováquia, Zuzana Caputova: “Conheço Robert Fico como um homem corajoso e de mente forte. Espero sinceramente que estas qualidades o ajudem a sobreviver a esta situação difícil.”

    A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, condenou veementemente “o ataque vil”, disse ela na plataforma de mídia social X.

    “Tais atos de violência não têm lugar na nossa sociedade e minam a democracia, o nosso bem comum mais precioso. Os meus pensamentos estão com o premiê Fico e a sua família”, acrescentou.

    O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disseram no X que ficaram chocados com a notícia.

    “Nada poderá justificar a violência ou tais ataques”, disse Michel.

    O chanceler alemão, Olaf Scholz, expressou choque com o ataque, dizendo que a violência não tinha lugar na política europeia: “A notícia da tentativa covarde de assassinato do primeiro-ministro eslovaco Fico me choca profundamente. A violência não deve ter lugar na política europeia”, postou Scholz na plataforma de mídia social X.

    O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, disse que ficou chocado ao ouvir a notícia do ataque: “Chocado ao ouvir esta notícia terrível. Todos os nossos pensamentos estão com o primeiro-ministro Fico e sua família”, disse Sunak no X.