Líderes do G7 farão videoconferência com Zelensky no domingo, diz governo alemão
Alemanha chegou a um acordo para fornecer à Ucrânia sete obuses blindados autopropulsados 2000; atualmente, o país ocupa a presidência do G7
Os líderes do G7 devem realizar uma videoconferência com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, neste domingo (8), de acordo com uma porta-voz do governo alemão.
“O chanceler alemão [Olaf Scholz] realizará a terceira videoconferência desde o início do ano com seus parceiros do G7”, disse Christiane Hoffmann a repórteres em uma coletiva de imprensa em Berlim nesta sexta-feira (6).
Atualmente, a Alemanha ocupa a presidência do G7.
Hoffman continuou dizendo que 8 de maio é uma “data histórica que marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa”.
“Ele falará de questões atuais, particularmente da situação na Ucrânia. O presidente ucraniano Zelensky participará e informará sobre a situação atual em seu país”, disse a porta-voz.
O chanceler alemão também fará um discurso televisionado à nação alemã na noite de 8 de maio, disse Hoffmann, acrescentando que a data tem um significado especial este ano, pois os dois países que já foram vítimas da Alemanha nazista estão agora em guerra um com o outro.
Alemanha fornecerá obuses para Ucrânia
A Alemanha chegou a um acordo para fornecer à Ucrânia sete obuses blindados autopropulsados 2000, anunciou a ministra da Defesa, Christine Lambrecht, nesta sexta-feira (6) durante uma visita a Silac, na Eslováquia.
O sistema de artilharia, que se assemelha a um tanque, tem um alcance de tiro relatado de até 40 quilômetros, de acordo com os militares alemães. Lambrecht disse que a Alemanha também oferecerá treinamento nos obuses blindados para as tropas ucranianas.