Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líderes da UE vão pedir a Israel “máxima contenção” em Gaza, diz premiê belga

    Líderes do bloco se mobilizaram para iniciar discussão sobre cessar-fogo no conflito

    James Fraterda CNN , Conselho Europeu em Bruxelas

    Os líderes da União Europeia vão pedir a Israel que mostre “contenção máxima” em Gaza em uma tentativa de reduzir o ataque ao território, de acordo com o primeiro-ministro belga Alexander de Croo.

    Embora Israel tenha “o direito de eliminar a ameaça terrorista originária de Gaza”, deve fazê-lo “com moderação e respeitando o direito humanitário internacional”, disse Croo a repórteres antes de um debate de líderes da UE sobre a guerra Israel-Hamas nesta sexta-feira (15).

    Desde a última reunião do Conselho Europeu no final de outubro, “a situação piorou de forma dramática”, com os “muitos assassinatos de civis” que ocorreram, disse De Croo, acrescentando que a posição do bloco será pedir a Israel “contenção máxima” em Gaza.

    No início desta semana, a Bélgica ao lado da Irlanda, Espanha e Malta enviou uma carta ao chefe do Conselho Europeu, Charles Michel, pedindo uma discussão sobre a necessidade de um cessar-fogo em Gaza.

    O primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar apontou que “a maioria dos países da UE estão agora pedindo um cessar-fogo” em Gaza, e aqueles que não acreditam que “impediriam Israel de perseguir terroristas do Hamas”.

    “Eu não concordo com essa interpretação”, disse Varadkar. “Você pode perseguir terroristas sem se envolver no tipo de guerra e destruição em que Israel está envolvido no momento em Gaza.”

    Varadkar aconselhou a UE a “realmente pressionar Israel e dizer que sua incapacidade de permitir que os palestinos tenham seu próprio Estado afetará as relações entre Israel e a UE no futuro.”

    Tópicos