Líderes da Nova Zelândia e Finlândia rebatem pergunta de repórter sobre idade
Sanna Marin, primeira-ministra da Finlândia, e Jacinda Ardern, primeira-ministra da Nova Zelândia, enfrentam questionamentos sobre sua idade e seu gênero há muito tempo
Como duas das chefes de governo mais jovens, e parte de uma pequena porcentagem de líderes mundiais mulheres, a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, e primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, enfrentam questões sobre sua idade e gênero há muito tempo.
No entanto, elas foram rápidas em rebater um jornalista que perguntou sobre o propósito da visita de Marin à Nova Zelândia nesta quarta-feira (30).
“Muita gente vai se perguntar se vocês duas estão se encontrando só porque têm a mesma idade e, você sabe, têm muitas coisas em comum”, disse o jornalista durante uma coletiva de imprensa conjunta em Auckland.
Ardern, que tem 42 anos, foi rápida em interromper o questionamento.
“Eu me pergunto se alguém já perguntou a Barack Obama e John Key se eles se encontravam porque tinham a mesma idade”, disse ela, referindo-se aos ex-líderes de governo dos Estados Unidos e da Nova Zelândia.
“Nós, claro, temos uma proporção maior de homens na política, é a realidade. Quando duas mulheres se encontram não é simplesmente por causa de seu gênero.”
Marin, com 37 anos, está na Nova Zelândia com uma delegação comercial finlandesa, e enfatizou os crescentes laços comerciais entre os países.
“Estamos nos reunindo porque somos primeiras-ministras”, disse ela em resposta.
Ela encerra sua visita ao hemisfério sul na Austrália, no final desta semana.