Líder iraniano promete resposta “esmagadora e inteligente” contra Israel
Presidente do parlamento iraniano critica ataque que matou Ismail Haniyeh, chefe político do Hamas
O presidente do Parlamento do Irã, Mohammad Baqer Qalibaf, disse no domingo (5) que a resposta do país ao assassinato do chefe político do Hamas, Ismail Haniyeh, será “esmagadora e inteligente”.
A resposta, disse Qalibaf, faria com que Israel e o seu apoiador lamentassem a sua ação, forçando-os a rever o seu sistema de cálculos para se absterem de cometer outro “erro” prejudicial à sua própria segurança e à paz regional. As observações partiram de uma sessão aberta do Conselho iraniano e foram citadas pela agência de notícias iraniana IRIB.
Entretanto, Hossein Taeb, conselheiro sênior do comandante-chefe do Corpo de Guardas da Revolução Islâmica do Irã (IRGC), foi citado pelo IRIB como tendo dito que o cenário concebido para vingar o assassinato de Haniyeh seria “novo e surpreendente” e “imprevisível”.
Também no domingo, Ebrahim Rezaei, porta-voz do Comitê de Segurança Nacional e Política Externa do parlamento iraniano, disse que as autoridades de inteligência do Irã garantiram que o assassinato de Haniyeh não foi resultado de “infiltração”.
As medidas necessárias em relação à “ação terrorista” e ao preenchimento dos dados necessários estavam sendo implementadas, disse Rezaei, citado pela agência de notícias oficial iraniana IRNA.
Haniyeh, que havia sido convidado para participar da cerimônia de posse do presidente iraniano Masoud Pezeshkian em 30 de julho, foi morto junto com seu guarda-costas no início de 31 de julho, quando sua residência em Teerã foi atingida, de acordo com o IRGC, que disse que Israel havia executado o ataque e prometeu “uma resposta dura e dolorosa”.
Enquanto isso, o líder supremo do Irã, Ali Khamenei, disse que Israel preparou o terreno para uma “punição severa” para si mesmo.
O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, disse no domingo que as tropas israelenses fizeram todos os preparativos em terra e no ar para poder dar respostas rápidas aos ataques.
Em meio às crescentes tensões no Oriente Médio, o chefe do Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM), Michael Kurilla, iniciou visitas à região no sábado (3), com o objetivo de coordenar os países relevantes para se prepararem para prováveis ataques iranianos contra Israel, de acordo com a imprensa dos EUA.
A mídia israelense disse que Kurilla chegaria a Israel na segunda-feira (5) para trabalhar com as Forças de Defesa de Israel (IDF) no combate aos possíveis ataques.