Lia Bock: Kamala Harris e a representatividade das mulheres na política
Programa de hoje fala sobre a atenção que a vice eleita dos EUA recebeu nas redes sociais durante o fim de semana
No Manual do Mundo Moderno desta segunda-feira (9), na CNN Rádio, Lia Bock comentou sobre a vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, e a atenção que ela recebeu nas redes sociais ao longo do fim de semana.
Lia falou sobre o número já recorde de mulheres eleitas para o Congresso do país, que devem ocupar em torno de 25% das cadeiras, segundo as projeções. Ela também citou a vitória de algumas parlamentares não-binárias, transgêneros, trans negras e até uma ativista do movimento Black Lives Matter em disputas locais.
Assista e leia também:
Lia Bock: Do jeito que foram desenhados, os algoritmos favorecem o ‘bairrismo’
Lia Bock: O caso Mariana Ferrer e o machismo no judiciário brasileiro
Lia Bock: Lei das drogas hoje não trata usuários e fortalece crime organizado
“Isso é representatividade”, disse Lia. “Quando a gente fala de minoria social, não está falando de quantidade na sociedade. Existe um pouco esse equívoco. A gente está falando que elas não são representadas”, declarou. “Mulheres são maioria em muitas sociedades, mas sub-representadas demais na política.”
Lia afirmou também que o democrata eleito presidente dos EUA, Joe Biden, fez um discurso representativo, sendo a primeira vez que um líder eleito no país mencionou a comunidade trans.
Ela lembrou ainda que no Brasil há poucas vagas nas câmaras municipais ocupadas por mulheres, e que apesar de o número de candidaturas ter crescido ligeiramente de 2016 para cá, ainda é muito baixo.