Kremlin diz que, apesar das sanções, Putin ainda está aberto a falar com Biden
Na terça-feira, a Rússia sancionou altos funcionários dos EUA, incluindo o presidente dos Estados Unidos e outras autoridades
O presidente russo, Vladimir Putin, não fala com o presidente norte-americano Joe Biden desde o início da guerra na Ucrânia, mas o contato entre os dois líderes pode ser retomado se necessário, disse o Kremlin nesta quarta-feira (16).
“Se necessário, os contatos [entre Biden e Putin] podem ser retomados”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, em uma coletiva de imprensa. “Impor sanções a [altos funcionários dos EUA] não significa interromper os contatos”, acrescentou Peskov.
Na terça-feira (15), a Rússia sancionou altos funcionários dos EUA, incluindo Biden e o secretário de Estado Antony Blinken, em resposta às sanções dos Estados Unidos.
A Rússia anunciou na terça que colocou Biden, Blinken, e outros altos funcionários em uma “lista de impedimentos” que os proíbe de entrar no país.
A lista inclui ainda o filho do presidente, Hunter Biden, juntamente com o secretário de Defesa Lloyd Austin, o chefe da CIA, William Burns, o conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan e outros nomes do alto escalão do governo dos EUA, totalizando 13 indivíduos banidos da Rússia em reação às sanções impostas por Washington contra a Rússia.